Programação

    A Cinemateca Capitólio mantém uma programação regular de cinema, com sessões de terça a domingo. A compra de ingressos é realizada somente em dinheiro, com meia entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes e municipários. A abertura da bilheteria acontece 30 minutos antes de cada sessão e o fechamento 15 minutos após o início da sessão.  

                                                                          Confira aqui a programação completa da Cinemateca Capitólio.
     

Horários: 15:00h
Sala de Cinema

A Sexta Fase do Pentágono + La Jetée

R$ 10,00




A SEXTA FASE DO PENTÁGONO
La Sixième face du Pentagone
(França 1967, DCP).
Documentário em cores/27’.

Em 21 de outubro de 1967, uma gigantesca manifestação aconteceu em Washington DC contra a guerra do Vietnã. A palavra de ordem “ação imediata” se dá como objetivo de ocupar simbolicamente o prédio do Pentágono, considerado como o coração da máquina militar. O filme segue esta ação passo a passo.

LA JETÉE
(França, 1962, DCP)
Ficção/27’.
Direção: Chris Marker

Filme francês influente e radical de ficção científica de 1962. Criado quase que inteiramente a partir de fotografias, conta a história de um experimento de viagem no tempo após uma guerra nuclear.



leia +
Horários: 17:00h
Sala de Cinema

90 anos de Textor e o acervo da Cinemateca Capitólio + debate

Entrada franca
– As colônias italianas no Rio Grande do Sul (1975, 17min, 35 mm para DCP)
– Carrossel (1985, 10min, 35 mm para DCP)
– Crônica de um rio (1988, 10min, 35 mm para DCP)

A sessão dos filmes de Antonio Carlos Textor será seguida por um debate em torno da obra do cineasta e do trabalho de preservação dos filmes do acervo da Cinemateca Capitólio. O debate contará com representantes da Cinemateca Capitólio (o técnico em cultura Marcus Mello e o programador Leonardo Bomfim Pedrosa) e os curadores da Mutual Films (Aaron Cutler e Mariana Shellard).

Antônio Carlos Textor fez 90 anos no dia 11 de fevereiro de 2022. O cineasta gaúcho, nascido no munícipio de Soledade em 1932, começou a fazer filmes em 1963 e seguiu nesta direção por mais de cinco décadas. “Eu sou um cara que gosto muito do curta”, Textor falou com afeição em 1997 em uma […]

leia +
Horários: 19:00h
Sala de Cinema

Maridos Cegos

Blind Husbands (R$ 5,00)
dir. Erich von Stroheim
E.U.A., 1919, 100min, 35 mm para DCP,
filme restaurado e reconstruído pelo Museu de Cinema da Áustria/Österreichische Filmmuseum

O programa consiste na exibição de uma nova versão do primeiro longa-metragem dirigido por Erich von Stroheim (1885-1957) e o único no qual teve controle criativo sobre o corte final. A história deste delicioso melodrama da era silenciosa se baseia em um romance (O Pináculo) escrito pelo cineasta austro-americano, que também atua no filme no […]

leia +