Sessão Vagalume

Ao reconhecer a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a primeira infância e garantir a fruição de filmes na sala escura como uma experiência singular, o Programa de Alfabetização Audiovisual lança o projeto Sessão Vagalume. A Sessão Vagalume é uma extensão das atividades do PAA, até agora voltadas prioritariamente ao universo escolar, ao mesmo tempo em que amplia a programação da Cinemateca Capitólio a um novo público. É na Sessão Vagalume que a programação regular e o projeto educativo da Cinemateca Capitólio se encontram.

 

A Sessão Vagalume retoma as experiências de exibição de filmes para o público infantil e juvenil do Cine Criança, um dos pilares da programação da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC na Sala P. F. Gastal, atualizando seu formato para a Cinemateca Capitólio. Desta forma, o oferecimento sistemático de sessões infantis dentro da grade de programação regular do espaço busca oferecer a este público uma programação alternativa ao circuito hegemônico dos cinemas de shoppings centers, o enraizamento da Capitólio em seu entorno, e a aproximação deste público, pouco atendido mesmo nas redes de cinema comerciais, à programação da Cinemateca. Vale lembrar que hoje, em Porto Alegre, nenhuma outra sala de cinema alternativa mantém uma programação regular voltada ao público infantil e juvenil. O projeto também prevê a integração com a programação do espaço, explorando títulos da grade de mostras e de filmes em cartaz que possam ser exibidos ao público pretendido, divulgando e difundido as sessões como Sessão Vagalume.

Sala de Cinema

Matilda

Matilda
EUA, 1996, 108'

Matilda é uma criança brilhante que cresceu em meio a pais grosseiros e incultos. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Quando a menina descobre que possui poderes mágicos, finalmente é enviada à escola. Mas […]

Ver Datas e HorÁrios

Sala de Cinema

O Circo

The Circus
EUA, 72', 1928

Acusado injustamente de roubar uma carteira, o vagabundo Carlitos empreende uma fuga hilariante em um circo, onde acaba encontrando o amor. Uma das obras-primas do ator e diretor Charles Chaplin, gênio da comédia, cujo personagem Carlitos encanta crianças e adultos. Oportunidade única de assistir a este clássico na tela grande do cinema!

Ver Datas e HorÁrios

Sala de Cinema

Historietas Assombradas – O Filme

Brasil, 90', 2017

Numa noite muito escura, um estranho casal carrega uma criança, fugindo de outros seres estranhos. Pepe, o pequeno filho deles, é a possibilidade de salvação para uma espécie em extinção. Com muita tristeza, os pais deixam o menino na porta de Vó, uma feiticeira que fabrica artigos mágicos para vender pela internet. Pepe cresce fazendo […]

Ver Datas e HorÁrios