Programa de Alfabetização Audiovisual

Ao reconhecer a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a primeira infância e garantir a fruição de filmes na sala escura como uma experiência singular, o Programa de Alfabetização Audiovisual lança o projeto Sessão Vagalume. A Sessão Vagalume é uma extensão das atividades do PAA, até agora voltadas prioritariamente ao universo escolar, ao mesmo tempo em que amplia a programação da Cinemateca Capitólio a um novo público. É na Sessão Vagalume que a programação regular e o projeto educativo da Cinemateca Capitólio se encontram.

 

A Sessão Vagalume retoma as experiências de exibição de filmes para o público infantil e juvenil do Cine Criança, um dos pilares da programação da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC na Sala P. F. Gastal, atualizando seu formato para a Cinemateca Capitólio. Desta forma, o oferecimento sistemático de sessões infantis dentro da grade de programação regular do espaço busca oferecer a este público uma programação alternativa ao circuito hegemônico dos cinemas de shoppings centers, o enraizamento da Capitólio em seu entorno, e a aproximação deste público, pouco atendido mesmo nas redes de cinema comerciais, à programação da Cinemateca. Vale lembrar que hoje, em Porto Alegre, nenhuma outra sala de cinema alternativa mantém uma programação regular voltada ao público infantil e juvenil. O projeto também prevê a integração com a programação do espaço, explorando títulos da grade de mostras e de filmes em cartaz que possam ser exibidos ao público pretendido, divulgando e difundido as sessões como Sessão Vagalume.

Visitas Guiadas - Sessão Vagalume

Visita pelo interior da Cinemateca Capitólio inaugurada em março de 2015 com a proposta de conhecer o prédio histórico, seus espaços e serviços. As visitas são realizadas com agendamento prévio, através dos contatos abaixo, onde devem ser informados os seguintes dados e aguardar a confirmação. Data solicitada, turno da visita, instituição, motivo da visita, nº. de pessoas e faixa etária dos visitantes. Contato para agendamento: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com

Não há eventos para exibir.