Programa de Alfabetização Audiovisual

Ao reconhecer a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a primeira infância e garantir a fruição de filmes na sala escura como uma experiência singular, o Programa de Alfabetização Audiovisual lança o projeto Sessão Vagalume. A Sessão Vagalume é uma extensão das atividades do PAA, até agora voltadas prioritariamente ao universo escolar, ao mesmo tempo em que amplia a programação da Cinemateca Capitólio a um novo público. É na Sessão Vagalume que a programação regular e o projeto educativo da Cinemateca Capitólio se encontram.

 

A Sessão Vagalume retoma as experiências de exibição de filmes para o público infantil e juvenil do Cine Criança, um dos pilares da programação da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC na Sala P. F. Gastal, atualizando seu formato para a Cinemateca Capitólio. Desta forma, o oferecimento sistemático de sessões infantis dentro da grade de programação regular do espaço busca oferecer a este público uma programação alternativa ao circuito hegemônico dos cinemas de shoppings centers, o enraizamento da Capitólio em seu entorno, e a aproximação deste público, pouco atendido mesmo nas redes de cinema comerciais, à programação da Cinemateca. Vale lembrar que hoje, em Porto Alegre, nenhuma outra sala de cinema alternativa mantém uma programação regular voltada ao público infantil e juvenil. O projeto também prevê a integração com a programação do espaço, explorando títulos da grade de mostras e de filmes em cartaz que possam ser exibidos ao público pretendido, divulgando e difundido as sessões como Sessão Vagalume.

Visitas Guiadas - Sessão Vagalume

Visita pelo interior da Cinemateca Capitólio inaugurada em março de 2015 com a proposta de conhecer o prédio histórico, seus espaços e serviços. As visitas são realizadas com agendamento prévio, através dos contatos abaixo, onde devem ser informados os seguintes dados e aguardar a confirmação. Data solicitada, turno da visita, instituição, motivo da visita, nº. de pessoas e faixa etária dos visitantes. Contato para agendamento: alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com

Sala de Cinema

Labirinto – A Magia do Tempo

Labyrinth
Estados Unidos/ Reino Unido, 1986, 101'
Direção: Jim Henson

Labirinto é uma história sobre Sarah Williams (Jennifer Connelly), uma garota que precisa enfrentar um labirinto mágico para resgatar seu irmão mais novo, Toby Williams, que foi sequestrado por um grupo de duendes. Se ela falhar na missão, Jareth, o rei desses seres fantásticos, interpretado por David Bowie, irá transformar o garoto em um deles.

Ver Datas e HorÁrios

Sala de Cinema

A História Sem Fim

The Neverending Story
Alemanha/Estados Unidos, 1984, 102'
Direção: Wolfgang Petersen

Inspirado no romance homônimo de Michael Ende, A História Sem Fim tem como protagonista Bastian (Barret Oliver), um menino que se transporta para um outro mundo, onde se distancia de problemas, como o bullying na escola. Lá, descobre um universo mágico, repleto de seres fantásticos, como elfos, um caracol de corrida, um gigante comedor de pedras, um dragão da sorte, […]

Ver Datas e HorÁrios