Programação

Sala de Cinema

Horários

01/09/2022 • 17:00h

Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões + Kaapora – O Chamado das Matas + Husek

Entrada franca
Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões l
Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi e Joana Moncau l Brasil l 2022 l 17 min l Livre
Kaapora – O Chamado das Matas l Olinda Muniz Silva Wanderley l Brasil l 2020 l 20 min l 12 anos
Husek l Daniela Seggiaro l Argentina l 2021 l 89 min l 14 anos

Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões

Na Terra Indígena Sawré Muybu, no sudoeste do Pará, três mulheres munduruku integram o Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, que divulga as denúncias dos indígenas para além das margens do rio Tapajós. Acompanhe essas jovens durante a produção de um documentário sobre as ações de seu povo para proteger a Amazônia e defender o território de invasores, sobretudo de madeireiros e garimpeiros. Expulsar os invasores sempre foi arriscado, mas em tempos de governo Bolsonaro é ainda mais.

Kaapora – O Chamado das Matas

Uma narrativa da ligação dos povos indígenas com a Terra e sua Espiritualidade do ponto de vista da indígena Olinda, que desenvolve um projeto de recuperação ambiental nas terras de seu povo. Tendo a cosmovisão indígena como lente, a Kaapora e outros personagens espirituais são a linha central da narrativa e argumento do filme.

Husek

Para as culturas indígenas do Gran Chaco, habitar o território gera movimentos comunitários junto à montanha e ao rio, fontes de vida. O governo local planeja uma nova ordem territorial que inclui um bairro de casas populares e o deslocamento de famílias indígenas para a periferia urbana. Ana é a arquiteta responsável pelo projeto. Valentino é o chefe de sua comunidade. Ele e seu neto Leonel tentarão ser mediadores diante do que consideram um novo atropelo da sua cultura.

Veja a programação completa