Novidades

Debates e sessão de Deslembro na Pré-Socine
30 de setembro de 2019

XXIII Encontro anual da SOCINE/ Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual

Pré-Socine

Dias 7 e 8 de outubro de 2019

Cinemateca Capitólio Petrobras, Porto Alegre

 

A Pré-Socine 2019/Porto Alegre convida estudiosos em cinema e audiovisual, bem como a comunidade geral a trocar experiências sobre as salas de cinema e exibição cinematográfica em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil.

As palestras, projeções e debates que compõem a Pré-Socine 2019/Porto Alegre estão diretamente relacionadas ao ST – Seminário Temático SOCINE dedicado à exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil. Assim, o eixo das palestras e projeções programadas  pretende colaborar na revisão do olhar hegemônico da História do Cinema, através da descentralização do foco sobre filmes e diretores/autores para a valorização do estudo do espaço de exibição cinematográfica e sua articulação com a fruição fílmica, que implica a experiência pessoal (afetiva e sensorial) e os desdobramentos relativos ao espaço de exibição e interação coletiva em sua diversidade espectatorial. Ou seja, nosso esforço se faz através do deslocamento da grande História do Cinema para as micro histórias de cinemas.

Na segunda-feira, 7 de outubro, às 19h, a diretora Flávia Castro debate o seu mais novo filme, Deslembro.

As palestras e os debates são gratuitos.

O valor do ingresso para a  sessão de Deslembro é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira, 7 de outubro

 

09:00 – Inscrições

09:30 – Abertura e boas-vindas (Angela Prysthon, Milton do Prado, João Luiz Vieira e Marcus Mello)

10:00 – Alice Trusz (Historiadora). A exibição cinematográfica em Porto Alegre: a construção de uma prática cultural.

12:30 – Almoço

14:00 – Thalita Ferraz (ESPM-Rio/PPGCine-UFF). Mapeando cinemas, mobilizações e memórias dos públicos: caminhos metodológicos.

15:00 – Fábio Augusto Steyer (UEPG), Cinema, imprensa e sociedade em Porto Alegre (1895-1930)

15:30 – Marcus Mello (Cinemateca Capitólio Petrobras), A trajetória da Cinemateca Capitólio: avanços, impasses e desafios.

16:00 – Intervalo

16:30 – Exibição e debate do longa metragem Cine São Paulo (SP, 2017, dir. Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, 78 min).

Documentário que acompanha a rotina de Francisco Teles, proprietário de uma sala tradicional da cidade interiorana de Dois Córregos, no Estado de São Paulo, em sua luta para “modernizar” a sala. O objetivo do Sr. Teles, entretanto, não está na digitalização e sim em conseguir um novo projetor 35mm, trocar a pintura, envernizar o chão de madeira etc.

19:00 – Projeção/estreia do longa metragem Deslembro, com a presença da diretora Flávia Castro.

Deslembro (Brasil, RJ, dir. Flávia Castro, 96 min). Com Jeanne Boudier, Elianne Giardini, Sara Antunes, Jesuíta Barbosa, Márcio Vito, Hugo Abranches, Arthur Vieira.

O Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana (Jeanne Boudier), adolescente que teve o pai refém como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto.

 

Terça-feira, 8 de outubro

09:30 – Kate Saraiva (Coletivo CineRuaPE). Mapeando cinemas do Recife

10:30 – Bruna Tavares (Pajeú Filmes), Cinemas de rua no sertão do Pajeú, Pernambuco.

Exibição com debate do curta Cine São José (dir. William Tenório, 2017, 11 min)

Documentário que registra o esforço coletivo para salvar e reconstruir um importante cinema art-déco no interior de Pernambuco.

11:30 – Exibição e debate do curta metragem Uma balada para Rocky Lane (dir. Djalma Galindo, 2017, 20 min)

Rocky Lane trabalhou e dedicou toda uma vida para um cinema em Arcoverde, no sertão pernambucano. Sua maior tragédia foi o fechamento da sala nos anos 1980.

12:00 – Almoço

13:30 – Memórias do Vimark Cine: trajetória do cinema de rua de Irati, no Paraná – Vinícius Carvalho (ESPM-Rio/ PPGCine-UFF)

14:00 – Cristiano Zanella (jornalista), The End – Cinemas de calçada em Porto Alegre

14:30 – André Dib (UFPB). Em busca dos cinemas perdidos: relato sobre as expedições no centro de João Pessoa-PB.

Comentários de João Luiz Vieira, Talitha Ferraz  e Kate Saraiva

15:30 – Encerramento e prévia do tour Expedição arqueológica em busca dos cinemas perdidos, com acompanhamento de Alice Trusz (a parte completa do tour ocorrerá na sexta-feira, 11/10, entre 13:30 e 16:00h).

 

 

Voltar