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O feminismo e a vanguarda de Helke Sander
20 de novembro de 2019

De 30 de novembro a 8 de dezembro o Goethe-Institut Porto Alegre
promove, em parceria com o cineclube Academia das Musas e com a Cinemateca
Capitólio Petrobras, a mostra de cinema O Feminismo e a Vanguarda de Helke
Sander, fazendo uma retrospectiva inédita da obra da cineasta alemã Helke
Sander em Porto Alegre. Serão exibidos cinco longas, um média e seis curtas
dessa obra cinematográfica super importante e ainda não tão conhecida no
Brasil.

Helke Sander fez contribuições fundamentais para a segunda onda feminista
alemã, tendo sido responsável pelo que ficou conhecido como o Novo Movimento
Alemão das Mulheres. “A principal marca de seu trabalho, tanto no cinema como
na militância é a ruptura com as formas e as ideias estabelecidas, quebrando os
padrões arraigados do pensamento e do fazer cinematográfico através de suas
imagens e narrativas”, comenta a curadora da mostra, Juliana Costa.

Desigualdade de gênero, protestos de 1968, política sexual e maternidade são
alguns dos temas abordados por Sander em filmes carregados de sátiras e
ironias. Entre os destaques da mostra estão “O Fator Subjetivo” (1981),
homenageado na Bienal de Veneza, “O Amor é o Início de Todo Terror” (1984),
uma das obras mais conhecidas de Sander, e o documentário “Libertadores
Tomam Liberdades”, exibido em duas partes na mostra. No dia 3 de dezembro,
Carla Oliveira participa de uma sessão comentada do filme Quebrem o Poder dos
Manipuladores (1968) e da série de curtas Dos Relatórios dos serviços de
vigilância e patrulha (1985).

 

FILMES

Exibições em arquivo digital. 

 

Libertadores Tomam Liberdades – Parte 1
(BeFreier und BeFreite, 1992, 90min)
Libertadores Tomam Liberdades – Parte 2
(BeFreier und BeFreite, 1992, 102min)

Helke Sander entrevista várias mulheres alemãs que foram violentadas em
Berlim por soldados soviéticos em maio de 1945. A diretora documenta
gravidezes, abortos, filhos, rompimentos de relacionamentos familiares e o
estigma ao qual essas mulheres foram submetidas. Ela também entrevista
soldados soviéticos e alemães que falam sobre o que aconteceu na época.
Sander usa imagens de arquivo, reconstituições, testemunho pessoal e
narrações para descrever a extensão e o resultado de estupros em tempos de
guerra. Ela também deixa claro que seu trabalho é motivado politicamente
para chamar a atenção de comitês internacionais, argumentando que esses
eventos ocorrem até hoje. Libertadores Tomam Liberdades convenceu a ONU
a listar esse tipo de crime como crime de guerra.

O Fator Subjetivo (Der subjektive Faktor, 1981, 138min)

O filme fala sobre o movimento feminista e seu contexto histórico através
de um relato “semiautobiográfico” dos anos de Helke Sander em Berlim
Ocidental. A ativista Anni (Angelika Rommel) compara um álbum que seu
filho lhe deu sobre o movimento político às s suas próprias lembranças do
final da década de 1970. Ao mesmo tempo, ele adquire outro livro sobre
uma comunidade que luta contra o uso de energia nuclear e a favor do meio
ambiente. O livro, o álbum e as reminiscências de Anni se misturam para
criar uma imagem multifacetada das causas sociais que conquistaram
adeptos durante esta época.

No meio do Malestream (Mitten im Malestream, 2005, 92min)

Último filme da diretora, em No meio do Malestream, Sander investiga a
história da segunda onda do movimento de mulheres alemãs, suas questões
e conflitos centrais, como: a política da maternidade, a campanha pelo
direito ao aborto e a greve das mulheres. O filme usa materiais documentais
e trechos de uma discussão entre oito mulheres sobre os primeiros dias do
Novo Movimento das Mulheres na Alemanha, comentando os avanços e
retrocessos do movimento das mulheres dos anos 1960 aos dias atuais.

 

O Amor é o Início de Todo Terror
(Der Beginn aller Schrecken ist Liebe, 1984, 112min)

Como uma mulher pode amar um homem sem negar
a si mesma? Duas mulheres podem amar o mesmo
homem sem se destroçarem? Um homem pode amar
duas mulheres sem mentir? Que dilemas as famílias
e os amigos das partes envolvidas terão de
suportar? Até hoje, essas são perguntas recorrentes
e muitas vezes dolorosas. O filme levanta essas
perguntas através da história de Freya e Irmtraut,
que tornam-se amigas em função de afinidades
profissionais e políticas. Um amante em comum
passa a pôr em risco essa amizade.

 

A Personalidade Reduzida em Todos os Ângulos
(Die Allseitig reduzierte Persönlichkeit – Redupers, 1977, 95min)

Lenin, tão discutido pelos alemães ocidentais de esquerda nas décadas de
1960 e 1970, disse que no Comunismo toda dona de casa deve aprender a
conduzir questões de Estado. Esse filme pergunta: como a dona de casa vai
fazer isso em meio ao seu fragmentado e variado dia de trabalho? A
personagem principal não é uma dona de casa, mas sim uma fotógrafa
freelance, interpretada por Helke Sander, que tem um filho, um namorado,
ambições artísticas e trabalha 16 horas por dia. O filme ridiculariza o ideal
socialista de uma personalidade plenamente desenvolvida em todos os
aspectos.

Quebrem o Poder dos Manipuladores
(Brecht die Macht der Manipulateure, 1968, 48min)

Em 1968, o movimento estudantil seguia a “Campanha Springer”, cujo objetivo era provar que a extensa rede da Editora Springer propagava a visão dos Estados Unidos sobre a Guerra do Vietnã sem dar espaço a qualquer outro ponto de vista. Todos os textos utilizados nas cenas do filme são citações originais dos jornais da Springer, “Die Welt” e “Bild”. O filme, que alterna cenas de material de arquivo e reconstruções, tem a participação de Harun Farocki

 

Silvo (1967, 11min)
Documentário sobre a rotina do filho de 7 anos da diretora.

Sujeitude (Subjektitüde, 1967, 5min)

Primeiro filme de Helke Sander, Sujeitude (livre tradução de Subjektitüde,
palavra inventada na junção entre Sujeito e Atitude) é um curta tenso e
divertido que disseca diferentes perspectivas em uma cena urbana típica de
uma rua movimentada de Berlim.

Gula? (Völlerei? – Füttern, 1986, 13min)

Uma reinterpretação da passagem bíblica de Adão e Eva. Eva quer deixar
claro para Adão de que não há nada de errado ou maligno com a maçã e
não compreende porque ele se recusa a aceitá-la. Parte integrante do filme
antológico Seven Women – Seven Sins.

 

No 1 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 11min)

Uma mulher sobe com seus dois filhos para o topo de um guindaste de
construção e ameaça pular se não for providenciada moradia acessível a ela
e aos filhos antes do anoitecer.

No 5 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 10 min)

Um homem salva uma mulher de um agressor. Depois ele mesmo a agride.
Um terceiro vem para ajudar a mulher. Uma outra mulher observa tudo a
distância e liga para a polícia, que comete um erro. Tudo é filmado em uma
tomada.

No 8 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 6min)

Baseado em fatos reais: um cliente em uma loja chinesa repetidamente
demanda uma simples informação.

 

GRADE DE HORÁRIOS

30 de novembro | 19h30
No meio do Malestream (Mitten im Malestream, 2005, 92min)
Sujeitude (Subjektitüde, 1967, 5min)

1 de dezembro | 19h30
O Amor é o Início de Todo Terror (Der Beginn aller Schrecken ist Liebe, 1984,
112min)
Gula? (Völlerei? – Füttern, 1986, 13min)

3 de dezembro | 19h30
Sessão comentada com Carla Oliveira
Quebrem o Poder dos Manipuladores
(Brecht die Macht der Manipulateure, 1968, 48min)
Nº 1 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 11min)
Nº 5 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 10min)
Nº 8 Dos relatórios dos serviços de vigilância e patrulha
(Aus Berichten der Wach- und Patrouillendienste, 1985. 6min)

4 de dezembro | 19h30
A Personalidade Reduzida em Todos os ngulos
(Die Allseitig reduzierte Persönlichkeit – Redupers, 1977, 95min)
Silvo (1967, 11min)

6 de dezembro | 19h30

O Fator Subjetivo (Der subjektive Faktor, 1981, 138min)

7 de dezembro | 16h
Libertadores Tomam Liberdades – Parte 1
(BeFreier und BeFreite, 1992, 90min)

8 de dezembro | 16h
Libertadores Tomam Liberdades – Parte 2
(BeFreier und BeFreite, 1992, 102min)

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