A Cinemateca Capitólio e a revista La Vida Útil apresentam na cidade de Porto Alegre, no mês de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia, uma edição especial da programação argentina que celebra a paixão cinéfila e os encontros na sala de cinema.
De 10 a 15 de dezembro, o evento destacará sessões duplas apresentadas por convidados dos dois países, clássicos inesperados, obscuridades preciosas de diversas cinematografias, e projeções especiais em 35mm de obras produzidas no Brasil e na Argentina.
SEMANA MUNDIAL DA CINEFILIA
La Semana Mundial de la Cinefilia (https://lavidautil.net/category/la-semana-mundial-de-la-cinefilia/) é uma programação anual produzida desde 2019 pela revista argentina La Vida Útil no Cineclub Municipal Hugo del Carril, situado na cidade de Córdoba. O objetivo é celebrar em comunidade duas coisas fundamentais para a vida: os filmes e as conversas.
A edição brasileira do evento marcará o encerramento da programação regular de 2024 da Cinemateca Capitólio.
A sessão de abertura exibirá no dia 10 de dezembro uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição.
No domingo, 15 de dezembro, a sessão de encerramento da mostra apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.
A programação completa será divulgada em breve.
Sobre a revista La Vida Útil
https://lavidautil.net/
A revista de cinema La Vida Útil nasceu em 2017 a partir da fusão de dois importantes polos da crítica jovem da Argentina, a revista online Las pistas, com sede em Buenos Aires, e a revista impressa Cinéfilo, que editou 23 números na cidade de Córdoba. Em seu primeiro editorial, definem-se como uma geração de críticos que não vem do jornalismo, mas de escolas ou universidades de cinema, com outro conhecimento, que tentar entender o que significa ter toda a história do cinema à distância de um clique: como se programa a cinefilia quando nada é proibido? Que responsabilidade tem uma geração nativa em todas essas mudanças? Partindo dessas preocupações, a revista propõe uma nova voz, até então ausente na crítica cinematográfica argentina, com um olhar forte e preciso que possa recompor relações políticas, sociais e estéticas.
A revista conta com seis números editados, que foram apresentados em diversos lugares da Argentina e da Europa.
SEMANA MUNDIAL DA CINEFILIA
10 a 15 de dezembro
Cinemateca Capitólio – Porto Alegre (RS)
Realização: La Vida Útil e Cinemateca Capitólio
Apoio: Museo del Cine, Cineclub Hugo del Carril, Cinemateca Brasileira, Cinemateca do MAM-RJ, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.