De 10 a 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia apresentará na Cinemateca Capitólio sessões duplas apresentadas por convidados dos dois países, clássicos inesperados, obscuridades preciosas de diversas cinematografias, e projeções especiais em 35mm de obras produzidas no Brasil e na Argentina.
Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição.
No domingo, 15 de dezembro, a sessão de encerramento da mostra apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.
A Selección oficial apresentará três sessões duplas elaborados por programadores convidados a partir da inspiração de um marco do punk argentino, o álbum Si el placer es un pecado… bienvenidos al Infierno, da banda Flema.
O diálogo entre as cinematografias argentinas e brasileiras é a tônica desta edição: veremos, lado a lado, curtas essenciais das diretoras pioneiras Helena Solberg, do Brasil, e Eva Landeck, da Argentina; filmes noir produzidos nos dois países; e dois longas-metragens de um grande mestre argentino que foi protagonista da história do cinema nos dois territórios: Carlos Hugo Christensen.
A amizade também se celebra com presentes: um filme surpresa com a participação de Odete Lara, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido no mesmo formato, com a cópia em 35mm acervada no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, instituição parceira da Cinemateca Capitólio.
No foco Hoteles japoneses, um passeio pela história do cinema japonês revela a presença dos hotéis em obras realizadas em diferentes períodos por Yasujiro Ozu, Hiroshi Shimizu, Mikio Naruse, Chusei Sone e Shinji Sômai.
Para completar a semana de alegria cinéfila, a programação apresentará a edição 300 do Projeto Raros, a sessão mais tradicional da cinefilia porto-alegrense, iniciada em 2003 na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. A maratona festiva começa na noite da sexta-feira 13, às 23h59, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, e segue até a manhã de sábado com filmes que narram histórias insólitas, perigosas e pitorescas no mundo do cinema.
SINOPSES
ABERTURA E ENCERRAMENTO
A MALETA DOS SONHOS
(La valigia dei sogni)
Itália, 1953, Digital, 84’
Direção: Luigi Comencini
Classificação: livre (Legendas em português)
Ettore Omeri, um antigo ator de cinema mudo, sobrevive graças às exibições de filmes que salva da destruição. Mas nem todos partilham a sua paixão pelo cinema antigo.
FALSA LOURA
Brasil, 2007, 35mm, 107’
Direção: Carlos Reichenbach
Classificação: 16 anos (Legendas em inglês)
Silmara é uma bela operária que sustenta seu pai, o ex-presidiário Antero, com quem tenta manter um relacionamento amigável. A professora de dança Regina e a tímida companheira de fábrica Briducha são suas amigas. As três vão ao show do grupo Bruno e os Andrés, onde Silmara conhece Bruno, o ídolo da banda, e se envolve com ele. Silmara se torna o sonho de suas amigas por representar a chance de uma rápida ascensão social.
SELECCIÓN OFICIAL
ELOÍSA SOLAAS Y JUAN BIANCHINI
PROGRAMA 1
A VIDA DE UM HOMEM AMOROSO
(Kôshoku ichidai otoko)
Japão, 1991, Digital, 55’
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Baseado em parte no romance homônimo de 1682 de Ihara Saikaku, o primeiro de muitos relacionados aos distritos do prazer, conta as aventuras eróticas de seu herói, Yonosuke, um menino precoce que iniciou sua experiência sexual aos seis anos, e até tinha 61 anos, dormiu com centenas e milhares de homens e mulheres. Na maturidade, Yonosuke decide ajudar o desastrado Juzo, que por uma aposta cruel deve dormir com Komurasaki, a cortesã mais famosa de Edo, e consegui-lo num primeiro encontro, feito que beira o impossível. Esta história está entrelaçada com flashbacks sobre a vida amorosa de Yonosuke. Visualmente, o filme é uma homenagem à estética do período Edo, com animações inspiradas nas estampas hanga. O filme combina beleza visual, erotismo e simbolismo, representando a liberdade sexual e artística que definia o Japão naquela época.
L.A. PLAYS ITSELF
EUA, 1972, Digital, 55’
Direção: Fred Halsted
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Um letreiro de Los Angeles que evoca uma época distante de seu crescimento. A cena segue para os cânions de Malibu, enquanto uma narração grava uma conversa em que Halsted defende a cidade contra um crítico estrangeiro. Com a música koto, um encontro sexual junto a um riacho é interrompido por escavadoras, símbolos do desenvolvimento urbano que devasta refúgios idílicos. Na segunda parte, o filme explora uma relação sombria: um jovem cowboy recém-chegado do Texas é seduzido, amarrado e subjugado por Fred Halsted numa cena crua e fragmentada. A narrativa, entrelaçada com imagens de uma Hollywood decadente dos anos 70, hippies e encontros de rua, combina edição não linear e planos cheios de realismo: mais rua do que glamour, mais vida real do que fantasia.
PROGRAMA 2
UMA MOÇA DECENTE
(Ein anständiges Mädchen)
Alemanha Ocidental, 1968, Digital, 10’
Direção: Peter Hajek, Klaus Lemke
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Três personagens brincam entre o ensaio e a ficção, divulgando seus solilóquios. Mônica, entre revistas descartadas e pôsteres de James Bond, tem uma revelação: gostaria de ser homem, ou pelo menos estar com um homem rico. O sofisticado Peter dirige, em uma rara divagação sobre ter filhos. Klaus, fora da linha, fuma entre duas garotas enquanto sonha com sua própria cozinha e cama. Eles se encontram. Monica deixa Klaus e fica com Peter. Klaus sai pensando que ainda existem garotas decentes.
ROCKER
Alemanha Ocidental, 1975, Digital, 85’
Direção: Klaus Lemke
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
A subcultura dos motociclistas em Hamburgo, no início dos anos 1970. Explorando temas de rebelião e liberdade, o popular filme televisivo oferece uma visão autêntica da vida dos jovens marginalizados da época, temidos e vistos como selvagens vestidos de couro. Incluindo referências aos clássicos Easy Rider (1969) e The Wild One (1953), Lemke trabalhou com pessoas da cena real, criando uma obra de gênero impregnada de cores locais vibrantes, deixando o registro de uma linguagem que não existe mais.
JULIANA COSTA E LUCÍA SALAS
OS HOMENS QUE EU TIVE
Brasil, 1973, Digital, 80’
Direção: Tereza Trautman
Classificação indicativa: livre [Legendas em inglês]
Pitty e Dode estão juntos há quatro anos e mantêm um relacionamento aberto em que relações extraconjugais são plenamente aceitas com consentimento mútuo. Ainda assim insatisfeita, Pitty afasta-se de Dode para trilhar seu próprio caminho. Realizado por Tereza Trautman quando tinha apenas 22 anos. O filme foi proibido pela ditadura militar brasileira devido ao seu conteúdo sexual e feminista. É apresentado numa nova cópia digital restaurada pela Cinemateca Brasileira.
NÃO QUERO SER UM HOMEM
(Ich möchte kein Mann sein)
Alemanha, 1918, Digital, 45’
Direção: Ernst Lubitsch
Classificação: livre (Legendas em português)
A jovem malcriada Ossi se disfarça de homem para fugir do seu tutor e da sua governanta. Na provocante comédia, Lubitsch brinca com estereótipos de gêneros e com papéis sexuais. Protagonizado pela atriz Ossi Oswalda, considerada na época a “Mary Pickford alemã”.
PEDRO HENRIQUE GOMES E YASMIN BORGES
ARREBATO
Espanha, 1979, Digital, 115’
Direção: Iván Zulueta
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Um mergulho alucinante na obsessão e no poder hipnótico do cinema. José, um cineasta desiludido, recebe uma fita de áudio e alguns rolos de filme enviados por Pedro, um amigo excêntrico e enigmático. Intrigado, ele descobre que Pedro tem experimentado fenômenos inexplicáveis com suas gravações: uma força misteriosa parece estar tomando controle de sua vida através das imagens em movimento. Conforme José se envolve com o mistério, realidade e fantasia se confundem, conduzindo-o a um confronto aterrorizante com o poder devorador do cinema e suas próprias limitações. Arrebato é uma obra fascinante, perturbadora e singular sobre criação, vício e o impacto visceral das imagens.
TRAVOLTA E EU
(Travolta et moi)
França, 1993, Digital, 60’
Direção: Patricia Mazuy
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em português]
No final dos anos 1970, numa pequena cidade do interior da França, Christine, uma adolescente tímida e sonhadora, é capturada pela febre da dança que explode com Os Embalos de Sábado à Noite. Fascinada pelo carisma de John Travolta, ela encontra na pista de dança um espaço para explorar sua identidade e desafiar as normas sufocantes da sociedade local. Ao se aproximar de Nicolas, um rapaz misterioso e apaixonado por música, Christine mergulha em uma jornada de autodescoberta, onde sonhos e desejos se misturam em uma narrativa sobre juventude, liberdade e a busca pelo extraordinário em meio à banalidade.
HELENA Y EVA
A ENTREVISTA
Brasil, 1966, Digital, 20’
Direção: Helena Solberg
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em espanhol]
Rodado em 16mm, A Entrevista foi filmado em 1964, ano que marcou o início do golpe militar no Brasil, e lançado dois anos depois, no auge do movimento Cinema Novo. O curta-metragem de 19 minutos é o resultado de entrevistas realizadas com várias mulheres entre 19 e 27 anos de idade que são da classe média alta. As entrevistadas falam sobre casamento, sexo, virgindade, fidelidade, felicidade, trabalho e os papéis sociais que são atribuídos ou impostos às mulheres.
MEIO-DIA
Brasil, 1970, Digital, 10’
Direção: Helena Solberg
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em espanhol]
Filmado em 35mm em São Paulo, durante um dos momentos mais social e politicamente repressivos da ditadura militar brasileira, Meio-Dia é o primeiro filme de ficção de Helena Solberg. Reminiscente do Zero de conduta de Jean Vigo e do Os incompreendidos de François Truffaut, o filme retrata a revolta de um grupo de crianças em sua escola diurna.
HORAS EXTRAS
Argentina, 1967, Digital, 17’
Direção: Eva Landeck
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em português]
Buenos Aires, década de 1960. Um jovem alienado que ainda mora com os pais e irmãos volta cansado do trabalho e descobre que sua cama está ocupada por visitantes.
O EMPREGO
(El Empleo)
Argentina, 1970, Digital, 25’
Direção: Eva Landeck
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em português]
Inés recebe notificação de vaga a ser preenchida com urgência em uma empresa. Sai de casa imediatamente, mas o metrô quebra e ela tem que continuar sua jornada a pé pelo túnel escuro. Sem perceber, a jovem entra numa aventura de proporções extraordinárias.
SOUVENIR
MEMÓRIA
Brasil, 1990, 35mm, 14’
Direção: Roberto Henkin
Classificação indicativa: 12 anos
No Brasil, as cópias de filmes podem ser exibidas por 5 anos, depois são destruídas. Uma fábrica em São Paulo utiliza cópias de filmes como matéria prima para confecção de vassouras. Após 25 anos afastado da vida pública, Jânio Quadros volta a se eleger prefeito de São Paulo. 1989 é um ano decisivo para o Brasil: a primeira eleição presidencial direta em três décadas. Alguns candidatos são nossos velhos conhecidos. Mas ninguém lembra mais o que aconteceu da última vez.
VENTO NORTE
Brasil, 1951, 35mm, 75’
Direção: Salomão Scliar
Classificação indicativa: 12 anos
Luta árdua de todos os dias de pescadores da costa do Atlântico, envolvidos em violenta tragédia sob a estranha pressão de uma ventania que sopra do norte e que traz consigo a miséria, reações violentas, transformando homens simples do mar em figuras guiadas pelo instinto primário da vingança e do ódio. O primeiro longa-metragem de ficção sonoro produzido integralmente no Rio Grande do Sul.
FILME SURPRESA
Argentina, 1960, 35mm, 103’
Classificação indicativa: 12 anos [Espanhol, sem legendas]
HOTELES JAPONESES
DIAS DE JUVENTUDE
(Gakusei romance: Wakaki hi)
Japão, 1929, Digital, 103’
Direção: Yasujiro Ozu
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em português]
Watanabe e Yamamoto, dois amigos da universidade, competem pela atenção da mesma garota. É o filme mais antigo de Ozu que sobreviveu ao tempo.
GRAMPO ORNAMENTAL
(Kanzashi)
Japão, 1941, Digital, 75’
Direção: Hiroshi Shimizu
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em português]
A singela história de amor de uma garota e um soldado interligadas por um grampo de cabelo perdido.
NUVENS DISPERSAS
(Midaregumo)
Japão, 1967, Digital, 107’
Direção: Mikio Naruse
Classificação indicativa: 12 anos [Legendas em português]
O funcionário público Eda Hiroshi foi promovido e sua esposa, Yumiko, está grávida. A felicidade do casal parece garantida, mas um acidente mudará tudo. O último longa-metragem de Mikio Naruse.
TRIPAS DE ANJO: SALA VERMELHA
(Tenshi no harawata 2: Akai kyôshitsu)
Japão, 1979, 78’, Digital, 1979
Direção: Chûsei Sone
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Muraki Tetsur, editor de uma pequena revista pornográfica, está de férias quando assiste a um filme pornô chocante. O realismo do filme em 8mm, retratando o estupro coletivo de uma professora por um grupo de alunos, perturba Muraki, que fica obcecado em descobrir a verdade por trás da fita.
LOVE HOTEL
(Rabu Hoteru)
Japão, 1985, Digital, 88’
Direção: Shinji Sômai
Classificação indicativa: 18 anos [Legendas em português]
Quando a pequena editora de Tetsuro Muraki vai à falência, ele vê sua esposa Ryoko ser violentada por homens da yakuza em decorrência de suas dívidas, e sucumbe ao desespero. Ele contrata uma prostituta, Nami, e a aterroriza com suas intenções homicidas e suicidas.
PROJETO RAROS 300
ONDA NOVA
Brasil, 1983, Digital, 98’
Direção: José Antônio Garcia, Ícaro Martins
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em inglês]
As histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time feminino formado em 1983, em plena ditadura militar, ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil, após ter sido banido por quatro décadas. Com o apoio de renomados jogadores da época, como Casagrande, Pita e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com problemas pessoais e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana. Onda Nova – Gayvotas Futebol Clube foi restaurado e remasterizado em 4K por Julia Duarte, Aclara Produções Artísticas e a família de José Antonio Garcia, com a colaboração da Cinemateca Brasileira/SAC – Sociedade de Amigos da Cinemateca, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras.
CRIME WAVE
Canadá, 1985, Digital, 80’
Direção: John Paizs
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em português]
Um jovem diretor que pretende fazer “o melhor filme policial colorido de todos os tempos” sofre um bloqueio criativo e não consegue terminar seu roteiro. Entusiasmada por ter uma verdadeira pessoa do cinema morando por perto, a filha do locador de seu apartamento tenta ajudá-lo.
DRIVE-IN
EUA, 1976, Digital, 96’
Direção: Rod Amateau
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em português]
As aventuras de um grupo de adolescentes em um cinema drive-in no Texas em uma noite de fim de semana.
CHRISTENSEN BRASIL Y ARGENTINA
NUNCA ABRAS ESSA PORTA
(No abras nunca esa puerta)
Argentina, 1952, Digital, 85’
Direção: Carlos Hugo Christensen
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em português]
Dois episódios separados que têm em comum a porta que separa o bem do mal. No primeiro segmento, “Alguém no telefone”, Ángel Magaña tenta vingar a morte de sua irmã, menina que comete suicídio por dívidas de jogo. Na segunda, “O beija-flor volta para casa”, Roberto Escalada é um ex-detento que assobia quando comete crimes, e regressa à casa onde sua mãe cega espera por ele, acreditando que ele se regenerou.
O MENINO E O VENTO
Brasil, 1967, 35mm, 100’
Direção: Carlos Hugo Christensen
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em inglês]
Um jovem engenheiro passa férias numa cidade provinciana e conhece um menino biscateiro. A ligação intensa que surge entre os dois é vista de maneira maliciosa pela população local.
O HOMEM SENSORIAL
Brasil, 2013, Digital, 15′
Direção: Eugenio Puppo
Classificação indicativa: 16 anos
Gunnar tenta estabelecer uma relação com a natureza do lugar que habita, porém uma inesperada visita altera o rumo das coisas. Protagonizado por Ênio Gonçalves, o ator principal de O Menino e o Vento, este curta-metragem utiliza fragmentos da obra de 1967 e estabelece diálogos inesperados com o cinema de Carlos Hugo Christensen.
NOIR CRIOLLO VERSUS NOIR CABOCLO
A BESTA DEVE MORRER
(La bestia debe morir)
Argentina, 1952, Digital, 95’
Direção: Román Viñoly Barreto
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em português]
Quando seu filho é atropelado por um carro, um escritor de mistérios se empenha em vingar sua morte e sai em busca do assassino. Adaptação do romance policial de Cecil Day-Lewis que também foi levado ao cinema, nos anos 1960, pelo francês Claude Chabrol.
VENENO
Brasil, 1952, Digital, 76’
Direção: Gianni Pons
Classificação indicativa: 16 anos [Legendas em espanhol]
Hugo é um funcionário de uma indústria de vidros apaixonado por sua esposa Gina. Mas ele tem pesadelos nos quais se vê matando a mulher e sendo interrogado por um implacável delegado de polícia. Marco da Companhia Vera Cruz protagonizado por Anselmo Duarte, com fotografia de Edgar Brasil, que trabalhou em Limite (1931), de Mário Peixoto.
GRADE DE HORÁRIOS
10 de dezembro (terça-feira)
20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)
11 de dezembro (quarta-feira)
15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)
18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação
20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm
12 de dezembro (quinta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)
16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)
18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)
13 de dezembro (sexta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)
17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)
18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)
PROJETO RAROS 300
23h59 – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)
02h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)
04h – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)
14 de dezembro (sábado)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)
17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)
19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)
20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm
15 de dezembro (domingo)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)
16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)
18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm
20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm
SEMANA MUNDIAL DA CINEFILIA
10 a 15 de dezembro
Cinemateca Capitólio – Porto Alegre (RS)
Realização: La Vida Útil e Cinemateca Capitólio
Apoio: Museo del Cine, Cineclub Hugo del Carril, Cinemateca Brasileira, Cinemateca do MAM-RJ, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Heco Produções, Cineclube Academia das Musas.