Programação

Sala de Cinema

Horários

23/01/2018 • 20:00h

Koh + Hollywood Vermelha

Koh +Red Hollywood
Koh
2 minutos, 2010, EUA/Tailândia
Direção: Adam R. Levine
Exibição em DCP.

Hollywood Vermelha
114 minutos, 1996/2013, EUA
Direção: Thom Andersen e Noël Burch
Exibição em DCP

Koh

Levine filmou em preto e branco, em uma ilha no golfo da Tailândia e posteriormente processou o filme a mão. Sucinto como um haicai, Koh mostra o amanhecer, o mar e pescadores em um pequeno barco. O próprio Levine gerou uma versão digital em alta resolução do filme para esta mostra. Exibição em DCP.

Hollywood Vermelha

O filme nasceu de um artigo controverso escrito por Andersen em 1985, onde ele defende que os artistas incluídos na Lista Negra hollywoodiana, surgida na década de 1940, eram relevantes e dignos de pesquisa. Em 1994, em parceria com o cineasta e teorista Noël Burch, publicou um livro de língua francesa chamado Les Communistes de Hollywood: Autre chose que des martyrs, e logo depois lançou Hollywood Vermelha. O filme utiliza cenas instigantes de filmes da época para retratar como muitos dos artistas foram condenados por defender opiniões socialmente progressistas.

Entre as obras destacadas estão Mulher marcada (1937), de Lloyd Bacon e Michael Curtiz, A força do mal (1948), de Abraham Polonsky, Justiça injusta (1950), de Cy Endfield, Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray e O sal da Terra (1954), de Herbert J. Biberman, as quais são intercaladas por entrevistas com os quatro roteiristas e diretores remanescentes da época: Polonsky, Paul Jarrico, Ring Lardner Jr. e Alfred Levitt. Ao discutir a Lista Negra, o filme também aborda a postura isolacionista dos Estados Unidos na Guerra Civil Espanhola, na Segunda Guerra Mundial, na Guerra Fria, entre outras.

Em 2013, Andersen fez uma versão remasterizada do filme para substituir as cenas tiradas de fitas VHS por DVD e Blu-ray. Algumas cenas foram reeditadas e o filme reduzido em quatro minutos, sem alterar o roteiro. Exibição em DCP.

Veja a programação completa