Programação

Sala de Cinema

Horários

12/07/2018 • 19:30h

Persona + debate

Suécia. 1966, 85 minutos
Direção: Ingmar Bergman

Na quinta-feira, 12 de julho, às 19h30, a sessão de abertura do ciclo apresenta a cópia restaurada de Persona. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador em dramaturgia Flávio Mainieri e o psicanalista Raul Hartke, mediado pela pesquisadora Helen Beltrame-Linné, produtora da mostra e diretora da Fundação Bergmancenter entre 2015 e 2018.

Flávio Mainieri é Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Possui Diplôme d´Etudes Approfundies de Littératures Nationales et Commparées- Université de Limoges, France, anne Universitaire: 1992/1993. Atualmente é membro da Comissão Editorial de Cena, revista do Departamento de Arte Dramática e professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, juri, prêmio, conhecimento, teatro- dramaturgia, cinema e análise de filmes.

Raul Hartke possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina(1975), especialização em Curso de Especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1978) e especialização em Formação Psicanalítica pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre(1992). Atualmente é Sócio da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Uma atriz teatral de sucesso, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), sofre uma crise emocional e emudece. Após 3 meses sem se recuperar, sua psiquiatra decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, sob os cuidados da enfermeira Alma (Bibi Andersson), que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. Persona tem atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman.

Veja a programação completa