Programação

Sala de Cinema

Horários

12/12/2023 • 19:00h

Trilogia Sci-Fi de Larissa Sansour + debate

Entrada franca
Após a sessão, haverá um debate organizado pela Mostra de Cinema Árabe Feminino, com a participação de Yassmin Nasser Said Sagr, psicóloga e autora da pesquisa “A questão da Palestina; compreensões da Nakba até aos dias atuais e os impactos na saúde mental”.
Um Êxodo Espacial
(A Space Exodus)
Larissa Sansour. Palestina, Dinamarca, 2008, 5′
Um êxodo espacial cria uma adaptação, de maneira excêntrica, do filme 2001: uma odisseia no espaço de Stanley Kubrick em um contexto político do Oriente Médio. A partitura musical familiar do filme de ficção científica de 1968 é substituída por acordes arabescos combinando com os visuais surreais da obra de Sansour. O curta-metragem acompanha a própria diretora em uma jornada fantasmagórica pelo universo, reproduzindo os interesses de Stanley Kubrick em temas como a evolução, tecnologia e progresso humano. Entretanto, em sua obra, Sansour propõe a ideia da primeira ida de uma palestina ao espaço, fazendo referência ao pouso de Neil Armstrong na Lua. Ela interpreta esse gesto teórico como um “pequeno passo para uma Palestina, grande salto para a humanidade”.
Patrimônio Nacional
(Nation State)
Larissa Sansour, Palestina, Dinamarca, 2012, 9’
Estado-nação é um curta de ficção científica de 9 minutos que oferece uma abordagem distópica clínica, embora bem-humorada, ao impasse no Oriente Médio. O filme explora uma solução vertical para a condição do Estado Palestino. Um arranha-céu colossal abrigando toda a população palestina – agora finalmente vivendo a boa vida.
No futuro, eles comiam da melhor porcelana
(In the Future, They Ate from the Finest Porcelain)
Larissa Sansour, Soren Lind, Palestina, Reino Unido, Dinamarca, Qatar, 2015, 29’
Um autointitulado grupo de resistência narrativa realiza depósitos subterrâneos de porcelanas sofisticadas – insinuando que elas pertencem a uma civilização inteiramente fictícia. Seu objetivo é influenciar a história e apoiar futuras reivindicações pelas suas terras em desaparecimento.

 

Veja a programação completa