Novidades

Sessão Especial – Ilha das Flores 30 Anos
28 de agosto de 2019

No sábado, 31 de agosto, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove uma sessão especial de 30 anos do curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado. O diretor conversa com o público após a exibição.

Lançado em 1989 no Festival de Gramado, onde recebeu os prêmios principais dos três juris (oficial, público e crítica), o curta ganhou notoriedade mundial ao ser premiado com o Urso de Prata do 40º Festival de Berlim, em 1990. Em 2018, foi eleito pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos.

Na sessão, serão exibidos outros três curtas dirigidos por Furtado que promovem diferentes reflexões sobre a criação cinematográfica e suas formas narrativas: Até a Vista (2011), A Matadeira (1994) e Veja Bem (1994).

ILHA DAS FLORES
(35 mm, 12 min, cor, 1989)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

ATÉ A VISTA
(HD, 18 min, cor, 2011)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.

Jovem cineasta procura uma história para o seu primeiro longa-metragem. Na tentativa de conseguir os direitos autorais de um romance, o jovem aceita a proposta inusitada do autor e juntos partem à procura de um antigo amor do escritor.

A MATADEIRA
(16 mm, 16 min, cor, 1994)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.

Canudos foi uma pequena aldeia no nordeste do Brasil, fundada pelo líder messiânico Antônio Conselheiro e massacrada por um poderoso exército até a morte do último de seus 30 mil habitantes, em 5 de outubro de 1897. O filme conta o massacre de Canudos a partir de um canhão inglês, apelidado pelos sertanejos de “A MATADEIRA”, que foi transportado por vinte juntas de boi através do sertão para disparar um único tiro.

VEJA BEM
(16 mm, 9 min, cor, 1994)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.

Veja Bem é um filme e é também um objeto, um Zootrópio, espécie de precursor do cinema. Na primeira parte do filme (e do lado de dentro do objeto), o foco de atenção é o homem-músculo, as imagens se repetem até a exaustão, e o texto é de João Cabral. Na segunda parte do filme (e do lado de fora do objeto), o foco de atenção é o maravilhoso e ridículo caleidoscópio de ofertas da cidade, as imagens são pura diversidade, e o texto é de Drummond.

Voltar