Novidades

A Vingança dos Filmes B – Parte 9
24 de janeiro de 2020

 

A Vingança dos Filmes B chega a sua nona edição acreditando no cinema de gênero como ferramenta de contestação e arma vital para a resistência cultural. Durante 10 dias serão exibidos na tela da Cinemateca Capitólio 23 longas e 30 curtas metragens dos mais variados gêneros, de documentários, passando pelo cinema de horror e ficção científica, pelo giallo e o western spaghetti, até comédias anárquicas e filmes de ação brutais. A mostra continua seguindo o propósito de servir de vitrine tanto para produções undergrounds, filmes independentes de baixo orçamento, como para clássicos do cinema de gênero.

O homenageado desta edição será o lendário ator uruguaio George Hilton (1934-2019), um dos mais notórios protagonistas do cinema popular italiano, conhecido do público brasileiro principalmente por seus papeis em clássicos do western spaghetti, como “Vou, Mato e Volto” (1967), de Enzo G. Castellari, e no cinema giallo, os violentos thrillers italianos, em filmes como “A Cauda do Escorpião” (1971) e “Todas as Cores da Escuridão” (1972), ambos de Sergio Martino. A sessão de abertura da mostra será com o documentário “George Hilton – O Mundo é dos Audazes”, do diretor brasileiro Daniel Camargo, que ao se debruçar sobre a vida e a carreira de Hilton produziu um valioso panorama do cinema de gênero italiano. No decorrer do evento serão exibidos cinco filmes essenciais da carreira de George Hilton.

O encerramento da mostra se dará com outro documentário, “O Coringa do Cinema”, de Sérgio Kieling. Baseado no livro homônimo de Matheus Trunk, a obra retrata a vida de Virgílio Roveda, o Gaúcho, um verdadeiro operário do cinema paulista, memória viva das produções da Boca do Lixo.

Uma nova geração de cineastas de vários estados brasileiros estará presente em sessões de curtas metragens dedicadas ao cinema fantástico, de produções amadoras e estudantis até filmes premiados. Nesta edição a mostra contará com a participação especial do Cinefantasy- Festival Internacional de Cinema Fantástico de São Paulo. Na sessão Conexão Cinefantasy serão exibidos os filmes vencedores da última edição, com produções advindas da Rússia, França, Espanha, Itália, Reino Unido e Brasil.

O célebre ator Peter Fonda, falecido em agosto de 2019, será lembrado com a exibição de dois de seus filmes mais cultuados, os movimentados “Fuga Alucinada” (1974) e “Corrida com o Diabo” (1975).

A Sessão Post Mortem será dedicada ao universo dos filmes de zumbis com três obras emblemáticas do gênero “A Volta dos Mortos Vivos” (1985), “Zeder” (1983) e “Os Mortos Vivos” (1981). “A Volta dos Mortos Vivos”, um dos mais adorados filmes de horror dos anos 80 será exibido numa sessão especial à meia noite.

Neste ano, “Sexta-Feira 13”, um dos slashers mais famosos da história do cinema de horror, comemora 40 anos. Além de uma exibição especial do filme que originou a série, realizaremos uma maratona na companhia de Jason Vorhees, adentrando a madrugada na Cinemateca Capitólio com a exibição de três das sangrentas sequências de “Sexta Feira 13”.

A mítica produtora norte-americana Troma estará presente na mostra com os alucinados e anárquicos “Tromeo e Julieta” (1996) e “Surfistas Nazistas Devem Morrer” (1987). Dois exemplares do radical cinema de baixo orçamento produzido e distribuído pelo lendário Lloyd Kaufman. Outra lenda do cinema independente, o catarinense Peter Baiestorf, estará presente para a exibição comemorativa de 25 anos de “O Monstro Legume do Espaço”; um clássico do cinema underground brasileiro. Além de exibir seu novo curta-metragem “290 Venenos”.

A Sessão Cripta dos Clássicos exibirá três obras de suma importância para o cinema fantástico: “A Aldeia dos Amaldiçoados (1960), de Wolf Rilla, “O Incrível Homem que Encolheu” (1957), de Jack Arnold, e o episódico “Na Solidão da Noite” (1945), produção inglesa que tem entre seus diretores o brasileiro Alberto Cavalcanti.

E para finalizar resgatamos a comédia Idiocracia (1996), de Mike Judge, criador de Beavis & Butt-Head. Considerada absurda na época de seu lançamento, está sátira sobre a imbecilização da sociedade revelou-se profética.

O cartaz desta edição foi fotografado por Rodrigo Pilha, tendo como modelo a primeira dama da cinefilia porto-alegrense Aida Ferrás, e com a participação do fiel público do Projeto Raros.

Aguardamos vocês! Façam parte desta Vingança!

 

A Vingança dos Filmes B é uma mostra independente produzida com recursos próprios e idealizada por amor a cinefilia, portanto sua realização apenas é possível devido ao inestimável apoio de pessoas e entidades que compartilham da mesma paixão. Agradecemos a equipe da Cinemateca Capitólio, Versátil Home Vídeo, Cinefantasy, Eduardo Santana, Mônica Trigo, Fernando Brito, Flávio de Castro, Rodrigo Pilha, Leonardo Bonfim, Marcus Mello, Dani Mazzilli, Aida Ferraz, e principalmente aos realizadores e ao público, que são a essência de uma mostra de cinema.

Instagram: avingancadosfilmesb

Facebook: A Vingança dos Filmes B

 

GRADE DE HORÁRIOS

 

06 de fevereiro (Quinta)

20h- Sessão de Abertura: George Hilton – O Mundo é dos Audazes (107’) Entrada franca.

 

07 de fevereiro (Sexta)

8h- Especial George Hilton: Vou, Mato e Volto (105’)

20h- Projeto Raros: Fuga Alucinada (93’) Entrada franca.

 

 08 de fevereiro (Sábado)

14h- Sessão Cripta dos Clássicos: A Aldeia dos Amaldiçoados (77’)

18h- Sessão Troma Fever I: Surfistas Nazistas Devem Morrer (83’) (Entrada franca).

21h- Conexão Cine Fantasy: 2050 (4’) + Kin (4′) + Meu Irmão Juan (9′) + Raimundo Quintela, o caçador de vira porco (14′) + Éter (10′) + Estigma (14′) + Noite de Sorte (12’) + Who’s That Man Inside My House? (10′) + Vômito + Mariposas ao Redor da Luz (13′). Total: 94 min. Entrada franca.

23h59- Maldita Meia Noite – Sessão Post Mortem: A Volta dos Mortos Vivos (91’)

 

09 de fevereiro (Domingo)

14h- Sessão Malditos Curtas I: Cova Humana (10’) + Dead Teenager Séance (21’) + Pop Ritual (21’) + Amor, Sangue, Dor (9’) + 11 Minutos (17’). Total: 77 min. Entrada franca.

18h- Sessão Maldita Matinê- Corrida com o Diabo (88’)

20h- Sessão Troma Fever II: Tromeo & Julieta (Entrada franca).

 

11 de fevereiro (Terça)

18h- Sessão Shoot or Die: O Capenga (9’) + Neurose (6’) + Lilith (2’10”) + I’m Not a Angel (6’24”) + O Mito do Silva (10’) + Máquina de Café em Dia de Fúria (12’) + Visões de Claudeciro (19’). Total: 64 min. (Entrada franca).

20h – Especial George Hilton: As Lágrimas de Jennifer (96’)

 

12 de fevereiro (Quarta)

18h- Especial George Hilton- Tempo de Massacre (92’)

20h- Sessão Post Mortem: Zeder (99’)

 

13 de fevereiro (Quinta)

18h – Especial George Hilton: Todas as Cores da Escuridão (95’)

20h- Sessão Cripta dos Clássicos: Na Solidão da Noite (103’)

 

14 de fevereiro (Sexta)

18h- Especial George Hilton: A Cauda do Escorpião (95’)

20h- Sessão 40 Anos de Sexta-Feira 13 (95’)

 

15 de fevereiro (Sábado)

14h- Sessão Distopia: Idiocracia (84’)

18h- Malditos Curtas II- A Maior Locadora do Mundo (3′) + Stardust (7’20”) + 1996 (14’25) + Plano Controle (15′) + Programação Normal +  O Sorriso de Felicia (20’) + Malandro de Ouro (28′). Total: 95 min. (Entrada franca).

21h- Sessão Post Mortem: Os Mortos Vivos (94’)

23h59- Sessão Madrugada Slasher com Jason Vorhees:

Sexta-Feira 13- Parte 2 (87′)

2h- Sexta-Feira 13- Parte 3 (95′)

4h- Sexta-Feira 13, Parte 4 – O Capítulo Final (91′)

 

16 de fevereiro (Domingo)

14h- Sessão Cripta dos Clássicos: O Incrível Homem que Encolheu (81’)

18h – Sessão S.O.V- 25 Anos de Monstro Legume: 290 Venenos (10’) + O Monstro Legume do Espaço (82’) (Entrada Franca)

20h- Sessão Memórias da Boca do Lixo: O Coringa do Cinema (78’)

 

Atenção: A compra de ingressos é realizada somente em dinheiro, com meia entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes e municipários. A abertura da bilheteria acontece 30 minutos antes de cada sessão e o fechamento 15 minutos após o início da sessão.

 

Voltar