Novidades

João Gilberto Noll e o cinema
27 de outubro de 2021

 

De 4 a 12 de novembro, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo João Gilberto Noll e o cinema com adaptações de suas obras, um painel de debate e clássicos de Elia Kazan que inspiraram sua literatura.

A mostra celebra o legado do escritor porto-alegrense, autor de obras-primas da literatura brasileira como O Cego e a Dançarina, A Fúria do Corpo, Rastros do Verão, Harmada, entre tantos outros, e rememora sua fervorosa cinefilia com a exibição de Um Bonde Chamado Desejo, Vidas Amargas e Clamor do Sexo, três obras que o impactaram nos anos de formação.

“Eu talvez não construísse meus protagonistas assim como eles são se não tivesse travado conhecimento com algumas figuras desajustadas de Elia Kazan” – disse Noll em uma entrevista, na ocasião do lançamento do longa-metragem Harmada, dirigido por Maurice Capovilla, um dos destaques do ciclo.

O ciclo também apresenta Nunca Fomos Tão Felizes, de Murilo Salles, adaptação do conto Alguma Coisa Urgentemente, presente no livro de estreia do escritor, e Hotel Atlântico, adaptação de Suzana Amaral para o romance homônimo lançado em 1989.

No sábado, 6 de novembro, às 19h, o ciclo apresenta um painel de debate com a participação do cineasta e pesquisador Fabiano de Souza, da realizadora e produtora audiovisual Marta Biavaschi, da livreira e curadora Nanni Rios e do jornalista e escritor Flávio Ilha, autor da biografia João aos Pedaços. Antes do debate, será exibido o raro curta-metragem Rastros do Verão, de Fabiano de Souza e Cristiano Zanella, ganhador do prêmio de melhor filme em Super-8 no Festival de Gramado de 1996.

 

FILMES

 

NUNCA FOMOS TÃO FELIZES

Brasil, 1984, 91 minutos, HD

Direção: Murilo Salles

Retirado de um colégio interno por seu pai, um jovem rapaz é acomodado temporariamente num grande apartamento. Ele pouco sabe sobre a vida do pai , militante político perseguido pela polícia do regime militar. Adaptação do conto Alguma Coisa Urgentemente, que integra o primeiro livro de João Gilberto Noll, O Cego e a Dançarina, lançado em 1980.

 

RASTROS DO VERÃO

Brasil, 1995, 20 minutos, exibição digital

Direção: Fabiano de Souza e Cristiano Zanella

O homem sente todo o peso do tédio da cidade vazia no verão, em meio aos seus encontros e desencontros amorosos. Adaptação do romance homônimo lançado em 1986.

 

HARMADA

Brasil, 2003, 100 minutos, exibição em HD

Direção: Maurice Capovilla

Completamente derrotado em sua carreira, um artista busca encontrar forças para seguir em frente. Através de uma jovem que pode ser sua filha, ele consegue desenvolver um projeto que muda seu destino. Adaptação do romance homônimo de João Gilberto Noll lançado em 1993.

 

HOTEL ATLÂNTICO

Brasil, 2009, 107 minutos, exibição digital

Direção: Suzana Amaral

Um ator desempregado embarca numa viagem sem destino, um voo cego sem instrumentos. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. A realidade é apresentada como uma farsa e o absurdo da vida se instala, com eventos inesperados, muitas vezes sem explicações lógicas. Adaptação do romance homônimo de João Gilberto Noll lançado em 1989.

 

UMA RUA CHAMADA PECADO

(A Streetcar Named Desire)

Estados Unidos, 1951, 122 minutos, HD

Direção: Elia Kazan

Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando). O homem não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche fica cada vez mais pesado.

 

VIDAS AMARGAS

(East of Eden)

Estados Unidos, 1955, 115 minutos, HD

Direção: Elia Kazan

Vale das Salinas, região da Califórnia, por volta da 1a. Guerra Mundial. Carl (James Dean) é o filho rebelde e mal compreendido de Adam. Desde a infância, ele luta obsessivamente pelo amor do pai. No entanto, Adam não esconde sua preferência pelo outro filho, Aron, considerado o “menino de ouro” da família. Solitário no mundo, Carl descobre que sua mãe, até então dada como morta, reside na vila ao lado.

 

CLAMOR DO SEXO

(Splendor in the Grass)

Estados Unidos, 1961, 124 minutos, HD

Direção: Elia Kazan

A história de Bud (Warren Beatty) e Deanie (Natalie Wood), um casal de estudantes do estado do Kansas no final dos anos 1920. Apesar da grande paixão do casal, o romance sofre forte resistência pela repressão sexual da sociedade da época. O “crack” da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, atinge as respectivas famílias de diferentes maneiras, dificultando ainda mais o sucesso deste amor.

 

GRADE DE HORÁRIOS

4 a 12 de novembro de 2021

 

4 de novembro (quinta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Vidas Amargas

19h – Um Bonde Chamado Desejo

 

5 de novembro (sexta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Clamor do Sexo

19h – Vidas Amargas

 

6 de novembro (sábado)

15h – Sanctorum

17h – Nunca Fomos Tão Felizes

19h – Rastros de Verão + Painel: João Gilberto Noll e o cinema (entrada franca)

 

7 de novembro (domingo)

15h – Sanctorum

17h – Hotel Atlântico

19h – Harmada

 

9 de novembro (terça-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Um Bonde Chamado Desejo

19h – Josep + debate com Aurel

 

10 de novembro (quarta-feira)

15h – Sanctorum

17h – Harmada

19h – Clamor do Sexo

 

11 de novembro (quinta-feira)

15h – Sanctorum

16h30 – Vidas Amargas

19h – Hotel Atlântico

 

12 de novembro (sexta-feira)

15h – Sanctorum

17h – Nunca Fomos Tão Felizes

19h30 – Projeto Raros: Combat Shock

 

Voltar