Novidades

Cineclube Academia das Musas apresenta sessão Riot Grrrl
19 de novembro de 2021

 

No domingo, 28 de novembro, às 17h, o Cineclube Academia das Musas apresenta na Cinemateca Capitólio a sessão Riot Grrrl, uma seleção de curtas furiosos realizados por Sadie Benning, Jennifer ReederVictoria Harwood, Lucy Newman e Sarah Jacobson na década de 1990. Com entrada franca, o programa de filmes será apresentado por Helena Pavan, curadora da sessão.

FILMES

The Judy Spots (1995) dir. Sadie Benning – 13 min

Estes cinco vídeos curtos apresentam Judy, uma marionete de papel machê que rumina sobre sua posição na sociedade. Como Judy, da famosa dupla de fantoches Punch e Judy, a Judy de Benning parece experimentar o mundo de fora, deixando as coisas acontecerem com ela em vez de fazer as coisas acontecerem ao seu redor.

 

White Trash Girl (1995) dir. Jennifer Reeder – 8 min

Uma menina negligenciada cresce para se tornar a líder de um grupo de indivíduos bastante indelicados.

 

Law of Desire (1997) dir. Jennifer Reeder – 18 min

A história de Trelita, uma garota de programa mexicana com um chefe abusivo e um namorado morto (que ela pode ou não ter assassinado). É o segundo episódio feito no Clit-o-matic: As Aventuras de White Trash Girl! série sobre a super-heroína White Trash Girl.

 

Gun Girls (1997) dir. Victoria Harwood e Lucy Newman – 5 min

Dois androides são enviados à Terra em uma missão. A missão é abortada e elas se tornam Gun Girls. Gun Girls têm um breve gostinho da vida na Terra antes de sua batalha com El Cafetrônico, seu ex-controlador alienígena.

 

I Was a Teenage Serial Killer (1993) dir. Sarah Jacobson – 27 min

Veja o horror do desmembramento justificado! Sinta o triunfo quando porcos sexistas são destruídos! Ouça os gritos de terror! Junte-se a Mary, a assassina em série favorita da América, que mata homens idiotas. 

 

O Cineclube Academia das Musas exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres. O grupo já debateu mais de 150 filmes e as sessões, propostas por participantes do cineclube, são marcadas sempre pela pluralidade nas proposições de nomes e filmes pesquisados. Os encontros são abertos e gratuitos. Em 2020, com a pandemia, as discussões estão ocorrendo de forma virtual. Já foram pesquisadas obras de cineastas iranianas, húngaras, senegalesas, venezuelanas, suecas, russas, chinesas, cubanas, entre outras. Documentários, dramas, comédias, filmes eróticos, experimentais, de horror, longas e curtas-metragens foram alguns dos gêneros propostos pelos integrantes e debatidos nas sessões.

Voltar