Novidades

Sessão Plataforma apresenta Memoria de Apichatpong
27 de abril de 2022
A Sessão Plataforma retorna sua programação em 2022 ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Atenta aos desafios do circuito de salas comerciais e da força dos serviços de streaming após a pandemia, o objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes internacionais recentes sem distribuição garantida nos cinemas brasileiros, incluindo também importantes obras lançadas apenas em serviços de streaming.
Inaugurando o ano com Memoria, o mais recente longa-metragem do aclamado diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2021 e protagonizado por Tilda Swinton. A ser lançado direto em serviço de streaming no segundo semestre, o filme não tem previsão de exibições em salas de cinema, então a sessão na Cinemateca Capitólio é uma chance única para o público gaúcho assistir a esta obra na tela grande.
Exibição única no sábado, 07/05 às 19h na Cinemateca Capitólio. Todos podem pagar meia entrada na sessão  (R$ 8,00).
MEMORIA
Colômbia, Tailândia, França, Alemanha, México, Catar/ 2021 / Ficção / Cor / 136 min / DCP
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Desde que foi surpreendida por um forte estrondo ao amanhecer, Jessica não consegue mais dormir. Em Bogotá para visitar a irmã, ela faz amizade com Agnes, uma arqueóloga que investiga vestígios humanos descobertos durante a construção de um túnel. Jessica viaja para ver Agnes no local da escavação. Em uma pequena cidade próxima, conhece Hernan. Eles compartilham memórias à beira do rio e, à medida que o dia chega ao fim, Jessica sente o despertar para uma sensação de clareza. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, filmes inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil. Foram apresentados na sessão filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Corneliu Porumboiu, entre muitos outros.

 

Voltar