Novidades

Aniversário de 94 anos do Cine-Theatro Capitólio
4 de outubro de 2022

 

 

No dia 12 de outubro o prédio que abriga a Cinemateca Capitólio comemora 94 anos de edificação e é anunciada a retomada do termo de Cooperação com a FUNDACINE RS.

 

 

A Cinemateca Capitólio está localizada no antigo Cine-Theatro Capitólio, prédio icônico fundado em 1928, comemorando no dia 12 de outubro seus 94 anos de edificação.

 

De acordo com a pesquisa Histórias do Capitólio, recentemente realizada por Alice Dubina Truz, o prédio foi projetado e construído pelo arquiteto e engenheiro italiano Domingos Fumo Rocco como um cine-theatro amplo e elegante, dotado de palco e tela e com cerca de 1300 lugares. Configurado internamente segundo o modelo do teatro italiano, contava com plateia no térreo, galerias laterais superiores dispostas em forma de ferradura e uma segunda galeria, acima, cujo balcão avançava sobre a sala de espera da galeria inferior. A edificação então foi encomendada por Sr. José Faillace que durante a primeira década também administrou o espaço como exibidor.

 

Em outubro de 1928, quando foi inaugurado o grandioso cinema, a atual Avenida Borges de Medeiros era um grande canteiro de obras. Estava em curso em Porto Alegre, em sua área central, um amplo processo de remodelação urbana. Iniciado sob a administração de Otávio Rocha, ele foi marcado por vultosas obras viárias que modificariam a dinâmica do viver na cidade. Nesse processo, a construção do Capitólio foi apreciada por sua contribuição ao “embelezamento” da cidade e como “estímulo” a empreendimentos congêneres no entorno da futura avenida.

 

Ao longo dos 94 anos o prédio sempre teve como vocação a arte cinematográfica, atravessando este espaço as diferentes etapas da história do Cinema Mundial, sendo restaurado e devolvido à cidade como Cinemateca em 2015.

 

Para comemorar seus 94 anos uma programação especial será realizada na noite do dia 12 de outubro de 2022, abrigando em uma sessão única a apresentação de dois importantes filmes que tratam sobre a ícones da cultura do Rio Grande do Sul.

 

Será exibido pela primeira vez o filme TANGOS E TRAGÉDIAS PARA SEMPRE, com direção de Aloisio Rocha. O longa documental resgata, a partir de um recorte da história, o lendário show, recordista de apresentações no Theatro São Pedro, criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, eternizando no filme a arte do teatro e da música do espetáculo que é uma referência cultural gaúcha.

 

Recentemente digitalizado, será exibido como abertura do evento o curta-metragem Amigo Lupi, documentário de 1992 dirigido por Beto Rodrigues e produzido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (atual Coordenação de Cinema e Audiovisual) da Secretaria Municipal da Cultura. O filme integra o acervo da Cinemateca Capitólio, sendo uma importante obra que resgata a história de Lupicínio Rodrigues.

 

Além das atividades festivas de exibição, será lançada neste dia a retomada do termo de cooperação cultural entre a Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual e a Fundação Cinema RS – FUNDACINE-RS.

 

A parceria que marca a história do espaço desde seu projeto inicial, em 2003, sendo resultante desta sólida parceria a realização do próprio restauro do prédio, sua ocupação, a digitalização da sala de cinema e manutenção nos anos de 2017 e 2019. O novo acordo entre Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a FUNDACINE prevê a realização da retomada de importantes aspectos da programação e instrumentalização do espaço cultural.

 

O acordo firmado avança nos aspectos da mútua cooperação cultural, sendo previsto durante 24 meses, no qual a Fundação Cinema RS poderá captar recursos financeiros privados, via projetos incentivados, para aplicação no espaço. Entre as principais ações estão a realização de digitalização e disponibilização de materiais acervados para a população, a realização de campanha e atividades de capacitação entre às produtoras locais, buscando resguardar a história recente do audiovisual gaúcho e realização de melhorias no sistema de Banco de Dados do Centro de Documentação e Memória. Estes eixos de cooperação reforçam o caráter público de divulgação de nossos acervos, ampliando significativamente as possibilidades de guarda e avança nas possibilidades de acesso ao acervo preservado.

 

Além disso, o acordo de cooperação prevê a realização de atividades de formação de público como mostras e outras ações de difusão cinematográfica, além da realização do VI Sul Audiovisual Market, previsto para o mês de novembro de 2022 e do I Encontro dos Festivais, a ser realizado em março de 2023, fomentando a cadeia econômica do audiovisual porto-alegrense.

 

 

SOBRE OS FILMES

 

Tangos e Tragédias para Sempre

Documentário, 80’

Direção: Aloisio Rocha

Produção: BIT FILMES/ VIDEOMAKERS

 

Tangos e Tragédias Para Sempre é um recorte da história do show recordista de apresentações no Theatro São Pedro, de Porto Alegre. Este filme é resultado de uma visão muito particular do diretor, que, em 1997, gravou, de forma detalhada, o espetáculo em sua 12ª temporada. Foi uma forma que encontrou de eternizar esta obra de arte do teatro e da música.

Uma epopeia de quase 30 anos, que é contada por amigos, fans, técnicos, artistas e pessoas que compartilharam de alguma forma da experiência do mundo fictício da Sbørnia, criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky.

 

Amigo Lupi

Documentário, 17’

Direção: Beto Rodrigues

Produção: SMC/Porto Alegre, Casa de Cinema PoA

 

O mais famoso compositor popular do Rio Grande do Sul, Lupicínio Rodrigues (1914-1974) tem sua vida lembrada através de suas canções e depoimentos de amigos.

Elenco: Túlio Piva, Lurdes Rodrigues, Johnson, Lupicínio Rodrigues Filho.

 

 

SERVIÇO

 

QUANTO: 12 DE OUTUBRO DE 2022 / quarta-feira

HORÁRIO: 19h30

INGRESSO: Gratuito, mediante retirada de senha disponibilizada 30 minutos antes da sessão.

Local: Cinemateca Capitólio  (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)

 

Maiores informações:

Home


cinematecacapitolio@gmail.com,
facebook.com/cinemateca.capitolio

www.instagram.com/cinematecacapitolio/
Telefones
3289-7471(Administração)

Voltar