Programação

    A Cinemateca Capitólio mantém uma programação regular de cinema, com sessões de terça a domingo. A compra de ingressos é realizada somente em dinheiro, com meia entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes e municipários. A abertura da bilheteria acontece 30 minutos antes de cada sessão e o fechamento 15 minutos após o início da sessão.  

                                                                          Confira aqui a programação completa da Cinemateca Capitólio.
     

Horários: 15:00h
Sala de Cinema

A Barqueira

La botera
Argentina/Brasil, 2020, 75 minutos, DCP
Direção: Sabina Blanco
Classificação: 16 anos
Distribuição: Zeta Filmes

Tati é uma menina de 14 anos que mora numa casa humilde junto de seu relapso pai. Instável e masculinizada, Tati não consegue se encaixar no ambiente que vive. Obcecada em se tornar barqueira, todo dia ela, sem sucesso, tenta andar de barco. Uma tarde, um trabalhador de 17 anos chega e começa a trabalhar […]

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Horários: 18:00h
Sala de Cinema

Três Realizadoras Portuguesas

Ingresso: 16R$/8R$
Portugal, 2021, 62 minutos, HD-DCP
Direção: Sofia Bost, Mariana Gaivão, Leonor Teles
Distribuição: Bretz Filmes

Três histórias portuguesas (Dia de festa, Ruby e Cães que ladram aos pássaros) realizadas por jovens cineastas portuguesas e premiadas em festivais europeus, que se agregam em um único longa-metragem.   DIA DE FESTA um filme de Sofia Bost 2019 | 17’ Mena vive sozinha com a filha, Clara, que faz hoje 7 anos. Enquanto lhe prepara uma festa […]

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Horários: 19:30h
Sala de Cinema

Projeto Raros: Curtas de Antônio Moreno

Entrada franca
Sessão em homenagem ao cineasta Antônio Moreno, morto em junho de 2021. Correalização: Urubu Cine.


Reflexos, de Antonio Moreno e Stil
Brasil, Animação, 1974, 5´47´´
Através da metamorfose de imagens os reflexos de duas músicas brasileiras na interpretação de Antônio Moreno (O Canto Negro do Cisne, de Heitor-Villa-Lobos) e Stil (Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri).
Troféu Humberto Mauro, Coruja de Ouro/1975.

Ícaro e o Labirinto, de Antonio Moreno
Brasil, Animação, 1975, 7´16´´
Adaptação livre da lenda grega de Ícaro, vivendo no presente como um fantasma ou nos sonhos dos homens que imaginam voar. Realizado em 1975, refletia a desinformação e acuamento do jovem brasileiro alienando-se e se refugiando nas drogas por não encontrar no labirinto o caminho de busca pela liberdade de voar.
Menção Honrosa, Festival JB/Mesbla, 1975.



Vão-se os pais, ficam os filhos, de Antonio Moreno
Brasil, Animação, 1980, 5´26´´
A herança deixada para as crianças de uma geração a outra onde a violência grita mais alto, alcançando, cada vez mais, uma velocidade estonteante.
Curta exibido no circuito comercial como complemento de longa.

Eclipse, de Antonio Moreno
Brasil, Animação, 1984, 12´15´´
Diante de imagens que se transfiguram, dentro de um cogumelo de uma explosão já começada, a narração de um rude poema latino-americano conta ocorrências e impressões das décadas de sessenta, setenta e oitenta no Brasil e América Latina, com algumas falhas de memória. O filme foi realizado a partir da técnica de animação direta na película.
Menção Especial do Júri do Festival de Gramado/1985 “pelo ousado caráter experimental”.

O Olho amarelo do tigre, de Antonio Moreno
Brasil, Ficção, 1988, 14´07´´
Com Maria Helena Dias, Zózimo Bulbul, Hélio Tavares e Guilherme Cetto Vitor.
Indefesa, como diante dos olhos amarelos de um tigre, uma mulher, antes de se matar, fala a Cristo na cruz. Expõe o que a perturba: a fome, a miséria, crianças abandonadas, a relação homem-mulher, controle de natalidade e a sua própria crise de fé.

Nascido em Fortaleza no ano de 1949, Antônio do Nascimento Moreno é um criador precoce e obstinado. Além de compor animações experimentais, escreveu livros: O Filho do Cérebro (1973), livro de contos adolescentes, A experiência brasileira no cinema de animação (1978), marco na literatura sobre o tema, A personagem homossexual no cinema brasileiro (2001), e […]

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