Na quinta-feira, 27 de março, às 20h, celebraremos o aniversário de dez anos da Cinemateca Capitólio com uma sessão gratuita da cópia restaurada de A Mulher de Todos, um dos filmes mais importantes de Rogério Sganzerla, protagonizado por Helena Ignez.
Em A Mulher de Todos, Ângela Carne e Osso é uma ninfômana insaciável, casada com Dr. Plirtz, ex-carrasco nazista e dono do truste das histórias em quadrinhos no Brasil. Entediada com sua vida doméstica, passa seu tempo colecionando homens no retiro idílico da Ilha dos Prazeres. Atuação de Helena Ignez marcada pela inventividade, e que se tornou referência na história do cinema brasileiro.
A RESTAURAÇÃO
A Mulher de Todos (Rogério Sganzerla, 1969) foi restaurado digitalmente em resolução 4K a partir do interpositivo combinado preto e branco e de uma cópia de difusão com as viragens coloridas, ambos em 35mm. Essa cópia foi utilizada como referência para a marcação de luz, visto que a finalidade dessa restauração foi recuperar a versão colorizada. Embora já estivesse em desuso há décadas, a viragem foi um método de colorização comum no período do cinema silencioso, tendo sido utilizada até final dos anos 1920.
O processo utilizado no filme foi batizado pelo próprio diretor como Sexycolor ou Dinamic Color, em alusão e contraposição aos métodos de colorização oficiais como o Eastmancolor e o Technicolor. Os materiais, preservados pela Cinemateca Brasileira, se encontravam em ótimo estado de conservação. A imagem apresentava sujeiras e riscos leves. O som apresentava problemas originados durante a produção, tanto na captação da dublagem quanto ruídos, chiados e outras distorções, acrescidos de saturação na gravação óptica. Todos esses danos foram corrigidos, na medida do possível, nesta versão digital. Foram confeccionados arquivos digitais de preservação, difusão e acesso.
Essa restauração foi produzida pela Mercúrio Produções com a coordenação técnica de Débora Butruce e realizada nos laboratórios Mapa Filmes e Link Digital, no Rio de Janeiro. Os recursos da restauração foram viabilizados através do edital Digitalização de Acervos 2023 pela Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado de São Paulo.
Ficha Técnica
A Mulher de Todos
Brasil, 87 min. 1969, DCP
Direção e roteiro: Rogério Sganzerla
Fotografia: Peter Overbeck
Cenografia: Rogério Sganzerla e Andrea Tonacci
Montagem: Rogério Sganzerla e Franklin Pereira
Seleção Musical: Ana Carolina Soares
Produtores: Rogério Sganzerla e Alfredo Palácios
Som: Julio Perez Caballar
Companhia produtora: Rogério Sganzerla Produções Cinematográficas e Servicine
Elenco: Helena Ignez, Jô Soares, Stênio Garcia, Paulo Villaça, Antonio Pitanga, Abrahão Farc, Thelma Reston, Silvio de Campos Filho, José Carlos Cardoso, Antonio Moreira e José Agrippino de Paula.
Ficha Técnica RESTAURAÇÃO DIGITAL “A MULHER DE TODOS”
Coordenação de produção: Sinai Sganzerla
Produção executiva: Ludmila Patricio
Coordenação técnica e Consultoria de preservação digital: Débora Butruce
Digitalização e restauração em 4K: Mapa Filmes do Brasil
Direção técnica: Aarão Marins
Restauração digital: Lucas Vernet e Renato Medeiros
Finalização: Link Digital
Atendimento: Denise Miller
Correção de cor: João Paulo Reis Santos
Encodamento para DCP: Ricardo Zimelewicz
Tratamento digital e remasterização do som: José Luiz Sasso
Produção: Mercúrio Produções
Apoio:
Cinemateca Brasileira
JLS
Mnemosine Serviços Audiovisuais