Programação

Sala de Cinema

Horários

10/03/2018 • 17:30h

O Conto da Princesa Kaguya + debate

Kaguyahime no Monogatari (R$ 5,00)
137 min., 2013, Japão, DCP
Direção: Isao Takahata
Cópia: Califórnia Filmes
Classificação Indicativa: Livre

Acontece um debate após a sessão.
A mediação é do cineasta e crítico Giordano Gio.
Participam Angela Longo e Rafael Machado Costa.
Angela Longo é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Artes Visuais pela UFRGS e em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (UC). É pesquisadora de estética e teoria em animação e cultura japonesa.

Rafael Machado Costa é mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharel em História da Arte pela UFRGS e bacharel em Direito pela Universidade Ritter dos Reis. Também é escritor literário e editor independente. Pesquisador nas áreas da história das HQs e cultura japonesa.

Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

Veja a programação completa