Programação

Sala de Cinema

Horários

25/03/2018 • 18:00h

Quando Chove + Sapatos

When it Rains + Shoes (R$ 10,00)
Quando chove - dir. Charles Burnett, 1995, EUA/França,13min
Sapatos - dir. Lois Weber, 1916, EUA, 53min
A sessão será seguida de debate com Juliana Costa, pesquisadora da obra de Lois Weber e de outras das primeiras realizadoras de cinema.

Quando chove 

No dia do Ano Novo, um contador de histórias local (interpretado por Ayuko Mabu) tenta ajudar uma mulher (Florence Bracy) a pagar seu aluguel para que ela e seus filhos não sejam colocados para fora de casa. A ajuda, no final, vem de um lugar inesperado. O realizador Billy Woodberry (que colaborou com Burnett em Abençõe seus pequeninos corações) aparece em um pequeno, porém memorável papel. Quando chove é um belo retrato musical de uma comunidade afro-americana de South Central, Los Angeles, o cenário para vários dos filmes de Burnett. O crítico Jonathan Rosenbaum classificou o filme como um dos melhores de todos os tempos e escreveu, “Este é um dos raros momentos do cinema em que o jazz influência diretamente a narrativa do filme.”

Sapatos 

Eva Meyer (interpretada por Mary MacLaren) é uma pobre vendedora de lojas de 1,99. Ela é a única assalariada de uma família de três irmãs, mãe e um pai que não consegue arrumar emprego. No fim de cada semana, Eva entrega obedientemente seu salário para sua mãe (Mattie Witting), mas, ao se ver cada vez mais sem saída, considera as investidas de Cabaret Charlie (William V. Mong), um mulherengo com más intenções. Sapatos foi adaptado de um conto de um conto do mesmo nome de Stella Wynne Herron, inspirado por sua vez, no livro sobre prostituição, A New Conscience and an Ancient Evil, da reformista social Jane Addams, escrito em 1912. A epígrafe do filme diz: “Quando seus sapatos se tornaram usados demais para aguentar um terceiro solado e ela possuía nada além do que 90 centavos para um novo par, desistiu da luta; usando suas próprias insolentes palavras, ela foi ‘vendida por um novo par de sapatos’”. A sessão dupla de Quando chove e Sapatos será seguida por um debate com Juliana Costa, pesquisadora gaúcha da obra de Lois Weber e de outras das primeiras realizadoras de cinema.

Veja a programação completa