Programação

Sala de Cinema

Horários

30/11/2018 • 21:00h

Projeto Raros Especial: Ô Sol

Soleil Ô (entrada franca)
Mauritânia/França, 1969, 98 minutos
Direção: Med Hondo
Exibição digital com legendas em português
A sessão marca o lançamento da programação da Mostra de Cinemas Africanos em Porto Alegre, que começa no dia 7 de dezembro.
O filme será apresentado pelo crítico e pesquisador Pedro Henrique Gomes. Exibição digital e legendas em português.

Em Ô Sol, um homem da Mauritânia está feliz da vida: escolhido para assumir uma vaga em Paris, na França, ele espera finalmente mudar de vida e se encontrar no mundo. Embora tenha boa educação, ele acaba tendo muitas dificuldades para se estabelecer no país, e se vê cercado pelo racismo, pela indiferença e preconceito. Aos poucos, o sonho de uma vida diferente na terra dos colonizadores vai se desfazendo.

Em uma colônia francesa sem nome na África Ocidental, homens negros se alinham diante de um padre branco para batizar e renomear – o primeiro passo em um processo que os descarta e subjuga simultaneamente. Na França, os negros coloniais, encorajados pela propaganda, chegam para buscar uma vida melhor. O que eles encontram é o desemprego ou um punhado de empregos “sujos”, condições de vida inaceitáveis, racismo puro e indiferença burocrática. Procurando por uma nova forma cinematográfica, Med Hondo evitou toda a narrativa convencional em seu longa de estreia. Desde as sequências de abertura estilizadas e surreais até as aventuras episódicas de um homem em particular, o diretor apresenta uma série de peças imaginativas, ligadas por narração de voz, que investigam e dramatizam um complexo de temas inter-relacionados. Um ataque mordaz ao colonialismo, o filme é também uma exposição chocante do racismo e uma acusação brutal e irônica dos valores capitalistas ocidentais.

Veja a programação completa