

Horários

A Vingança do FECEA
Legendas em português
Fingerman (Ucrânia / 5’), de Ivan Shoha
Cada um de nós tinha suas fantasias de infância. Então vamos voltar aos dias em que a lava corria entre os móveis e nós éramos super-heróis!
Guts and Glory (2017 / Canadá /3’), de Ryan Manning
Quando uma jovem é deixada para morrer, a presa se tornará a predadora ao aprender que a força vem de dentro.
Surprise (Reino Unido / 2017 / 6’), de Jack Salvadori
Três amigos, um aniversário, uma festa surpresa … e um cadáver
Chica Camina Sola En El Estacionamento (México / 2018 /3’50”), de Daniel Escobedo
Uma garota sozinha caminha em direção de seu automóvel. O perigo espreita.
She’s Wating (Canadá/ 2018 /7’), de Diego Romero
Um adolescente tenta evitar um acontecimento crítico em seu passado.
Chateau Sauvignon: terroir (EUA / 2016 /13’), de D.M. Night Maire
Um adolescente deslocado de uma família de vinicultores arruinada fica dividido entre obedecer ao pai grosseiro e salvar sua mãe enferma. No entanto seus planos tomam rumos sinistros.
The Screen Behind the Mirror (África do Sul /8’26”), de Ryan Kruger
Uma garota está presa em uma sala por 15 anos de sua vida sofrendo experiências. Ela tenta lembrar por que e como chegou lá.
La Chambre Noire (França / 2018 / 20’), de Morgane Segaert
- Cassandre, 12 anos, vive com a mãe em uma rica casa de campo. Enquanto Mary, sua mãe, encontra-se infectada com sífilis e tenta escondê-lo, Cassandra começa a sentir uma presença na casa e sente que uma criatura está causando os sintomas.
The Screen Cowboy (França /2017 / 14’), de Morgan Guering Um caçador de recompensas inicia uma perigosa busca: encontrar os ícones de sua infância, antes que a modernidade os faça desaparecer definitivamente.
Organizado pelos projetos Clube das 5 (CMEP Prof. Florestan Fernandes) e Primeira Tela (EMEF Leonel Brizola), que desenvolvem oficinas de cinema nas escolas municipais de Alvorada, a primeira edição do FECEA (Festival de Cinema Escolar de Alvorada), ocorreu em novembro de 2015, contando com 65 filmes inscritos, de escolas de Ensino Fundamental e Médio, do Brasil e América do Sul. Na terceira edição, que ocorreu em 2017, o festival passou a aceitar também curtas produzidos por estudantes universitários, e recebeu 1330 filmes vindos de mais de 90 países. Somadas as quatro edições, já passaram pelo FECEA cerca de 2500 curta-metragens, de quase 100 países diferentes.
O FECEA contempla produções estudantis nas categorias: Séries Iniciais, Séries Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Universitária, para ficção, animação e documentário. O festival incentiva a produção audiovisual local, dedicando uma categoria específica para os curtas produzidos por alunos alvoradenses. Além da premiação tradicional, característica de festivais de cinema, o Festival criou a partir da segunda edição, de forma permanente, o Prêmio Sirmar Antunes por Protagonismo Negro, com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis que tratem da temática afrodescendente, e homenagear o ator gaúcho com extensa participação e contribuição para o cinema brasileiro. Desde a primeira edição, em 2015, as produções nas quais as principais funções técnicas e artísticas são realizadas por meninas, pela relevância social e educativa, concorrem ao Prêmio Protagonismo Feminino, que a partir da edição de 2018 recebeu o nome definitivo de Prêmio Marielle Franco. O FECEA, com esta premiação, presta a sua homenagem à socióloga e ativista carioca assassinada no Rio de Janeiro.
O FECEA conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Alvorada, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada, Master LED e do canal Bode na Sala (bodenasala.com).