Programação

Sala de Cinema

Horários

06/08/2019 • 20:00h
07/08/2019 • 00:00h

Cinema ao Vivo – Copacabana Mon Amour

Para marcar o encerramento do 33º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, o artista Nuno Ramos (SP), em colaboração com a atriz Helena Ignez (BA), realiza a performance inédita do filme Cinema ao Vivo – Copacabana Mon Amour (1970), de Rogério Sganzerla.

A programação tem início na terça-feira, dia 6, às 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras. Sessões contínuas permitirão ao público acompanhar a performance, que se encerrará às 20h da quarta-feira, 7. As sessões são gratuitas com entrada exclusivamente mediante retirada de senhas.

O filme - Copacabana Mon Amour (1970, comédia, 85min)
Roteiro e direção: Rogério Sganzerla
Música composta por Rogério Sganzerla e Gilberto Gil
Produção: Rogério Sganzerla e Júlio Bressane
Elenco: Helena Ignez, Otoniel Serra e Paulo Villaça

Sinopse – Sônia Silk trabalha como prostituta enquanto tenta virar cantora da Rádio Nacional. De tanto ouvir a mãe dizer que ela e o irmão são possuídos pelo demônio, Sônia procura um pai de santo para tentar quebrar o feitiço maligno que atua sobre os dois.

A performance – O projeto parte de um paradoxo: unir o elemento teatral à fantasmagoria fílmica, unindo-os diante do público. Assim, Helena Ignez, durante 24h, irá conviver com a produção em que estrelou. Durante as sessões a atriz poderá comer, sentar, descansar ou não fazer nada. Poderá repetir as falas, gritar e até mesmo pedir para sair. Poderá aplaudir e vaiar. Sua própria presença desloca todo o sentido do filme, atualizando e abrindo o que tinha se tornado definitivo na edição. O público assistirá assim a um filme “acompanhado” por sua protagonista, observando aquele produto de luz e som fundido paradoxalmente à cena ao vivo. Por sua vez, Helena terá a oportunidade de “acertar as contas” com um filme que marcou profundamente a sua carreira.

Veja a programação completa