Programação

Sala de Cinema

Horários

12/10/2019 • 20:00h

CORCINA 1 – O Curta-Metragem e a Revolução Caraíba – Por uma Antropologia Poética da Cidade

R$ 10,00/R$5,00
Nos anos 70 “curta-metragismo” era sinônimo de rebeldia na linguagem e na economia. Tentava-se ocupar o mercado com um cinema na contramão da mercadologia. Trata-se aqui diretamente da Lei do Curta (1977) como a última (e abortada) revolução do cinema brasileiro. Como diz Jairo Ferreira: “já que guerrilhas estão proibidas pelo governo, vejam filmes brasileiros”, ou ainda, “o curta-metragem é território de reserva da revitalização geral”. Nesta sessão há filmes explosivos que apontam para o futuro, revoluindo o presente, e filmes que buscam enxergar o futuro no próprio presente, através de uma antropologia poética da cidade.

CINEMA AÇÃO CURTAMETRALHA
Sérgio Péo, 12min, 1978, 35mm, exibição em Full HD
Sinopse: Documentário-manifesto em defesa da inclusão do filme brasileiro de curta-metragem no circuito nacional de cinemas, acompanhando cada longa metragem estrangeiro como reserva de mercado (Lei do Curta de 1977). O filme é dedicado à ABD (Associação Brasileira de Documentaristas).

CINEMAS FECHADOS
Sérgio Péo, 11min, 1980, 35mm, exibição em Full HD
Sinopse: Filme-manifesto feito no calor de uma discussão provocada pela obrigatoriedade de exibição de um curta-metragem brasileiro em cada projeção de um longa-metragem estrangeiro em todas as salas de cinema do Brasil a partir de 1977, episódio que revelou muitas contradições da força do cinema e sua história.

BALAS E BOLAS II
Jorge Abranches e Emiliano Ribeiro, 10min, 1978, 35mm, exibição em 35mm
Sinopse: Relato de um morador sobre as condições de vida de uma favela no Rio de Janeiro (Pavãozinho); seu depoimento é interrompido por uma blitz policial que acaba em tragédia.

COPA MIXTA
José Joffily, 10min, 1979, 35mm, exibição em 35mm
Sinopse: Uma visão emocional e criativa do bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. A captação do ‘pulsar’ e do ‘existir’ do famoso bairro é transmitida por meio de imagens diversificadas e diferentes entrevistas.

RITOS DE PASSAGEM
Sandra Werneck, 12min, 1979, 35mm, exibição em Full HD
Sinopse: Filme sobre os travestis que povoam as noites cariocas, nos teatros, boates e ruas. Abordagem livre em que falam do seu mundo: as dificuldades profissionais, o moralismo, a repressão e o estrelato.

ANGELA NOITE
Roberto Moura, 10min, 1980, 35mm, exibição em Full HD
Sinopse: A vida noturna carioca, focalizando a Praça Tiradentes, ponto tradicional onde se encontram músicos, saltimbancos e artistas de vaudeville. Um travesti, na melhor tradição dos artistas populares, faz seu espetáculo anônimo, cantando e dançando pelas ruas.

Veja a programação completa