Programação

Sala de Cinema

Horários

05/07/2022 • 19:30h

Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo + debate

entrada franca
Brasil, 1999, 112 minutos, 35mm
Direção: Carlos Reichenbach
Apoio: Cinemateca do MAM e Dezenove Filmes
Após a exibição, haverá um debate com o pesquisador, montador e professor Milton do Prado, o crítico e programador Marcus Mello, e crítico e curador Rubens Fabrício Anzolin.

No final dos anos 60, um militante heterodoxo na clandestinidade encontra sua sobrinha e uma amiga no sítio de sua irmã em Dois Córregos. O convívio entre Hermes, Ana Paula e Lydia, como um rito de passagem, marcará suas vidas, sobretudo as das moças.

 

Folha – O que o levou a fazer “Dois Córregos”?
Reichenbach – 
Basicamente duas coisas: um início de entendimento com a minha filha quando ela tinha 17 anos e a minha paixão exacerbada pelo cinema de sentimentos do Valerio Zurlini. “Dois Córregos” é o meu “A Moça com a Valise”, o meu “Dois Destinos”.
Zurlini era considerado nos anos 60, por uma parte da crítica, uma espécie de sub-Antonioni. Hoje estão descobrindo que talvez o Antonioni seja um sub-Zurlini.
Há uma coincidência curiosa. Quem me pôs no cinema foi Luís Sérgio Person, meu professor na Escola de Cinema São Luís, de 65 a 66. Depois descobri que Person foi aluno do Zurlini na Itália.

Veja a programação completa