Programação

Sala de Cinema

Horários

03/12/2022 • 17:00h

Sessão Plataforma: City Hall

Todos pagam meia entrada R$8,00
Direção: Frederick Wiseman
275 min, Cor, EUA, 2020

City Hall é o 46º longa-metragem de Frederick Wiseman, realizador de 92 anos nascido em Boston nos EUA. Wiseman iniciou a filmar nos anos 60 e sua obra monumental é aclamada no mundo todo, sendo uma referência do cinema documental na história do cinema. Seus filmes são constantemente comparados com o cinema direto, algo que Wiseman não concorda, porém é pela estrutura dramática extremamente refinada e pelo complexo olhar humano e analítico que seu cinema é até hoje aclamado. O realizador ficou conhecido também por fazer documentários ambientados ou focados em um único lugar, principalmente instituições sociais dos EUA. Wiseman já fez filmes que se passam no Hospital Metropolitano de NY, em uma delegacia de Kansas, em um colégio, em uma academia de boxe, no Central Park em NY, no museu National Gallery, em um cabaret Crazy Horse em Paris, entre muitos outros.

Em City Hall, um épico de 4 horas de duração, Wiseman retrata o governo municipal da cidade de Boston, mostrando os esforços da prefeitura para fornecer policiamento, bombeiros, saneamento, suporte e cuidado aos idosos, manutenção de parques, licenciamento de atividades profissionais, registros de nascimento, casamento e morte, e outras centenas de atividades que fazem parte da rotina dos habitantes. O prefeito do partido democrata Marty Walsh e seu governo progressista enfrentam temas que passam pela justiça racial, moradia acessível e questões climáticas, em um contexto do governo de Donald Trump. Um estudo profundo sobre as estranhas de um governo eleito democraticamente, sua máquina, sua humanidade, contradições e limitações.

Sessão Plataforma tem curadoria e produção de Davi Pretto e Paola Wink, realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 2013 e 2016, a Plataforma apresentou, em sessões programadas na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, dezenas de filmes inéditos na cidade, de diversas nacionalidades, sem distribuição garantida no Brasil. Ao longo dos anos, foram apresentados filmes de realizadores como Pedro Costa, Pascale Ferran, Mati Diop, Nadav Lapid, Jem Cohen, Miguel Gomes, Dominga Sotomayor, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu, Apichatpong Weerasethakul, entre muitos outros.

Veja a programação completa