Novidades

Workshop de Inácio Araújo
23 de novembro de 2017

INÁCIO ARAÚJO REALIZA WORKSHOP GRATUITO SOBRE CRÍTICA DE CINEMA NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS

Neste domingo, 3 de dezembro, entre 14h e 17h, o crítico Inácio Araújo realiza um workshop sobre crítica de cinema na Cinemateca Capitólio Petrobras. O evento é gratuito e tem vagas limitadas. Inscrições no e-mail cinematecacapitolio@gmail.com

O workshop faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras, financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, realizado pela Fundacine e pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

INÁCIO ARAÚJO

Inácio Araújo é um roteirista e crítico cinematográfico brasileiro nascido em São Paulo no ano de 1948. Estreou como crítico de cinema do jornal Folha de São Paulo no ano de 1993. É autor de livros sobre o tema, como Hitchcock, o Mestre do Mestre e Cinema, o Mundo em Movimento, além de diversas coletâneas. Coordena também o curso Cinema: História e Linguagem. É autor do romance Casa de Meninas (com o qual ganhou o prêmio APCA de revelação, no ano de 1987), e do livro juvenil Uma chance na vida. Publicou também uma seleção de seus textos escritos para a Folha, edição organizada por Juliano Tosi, no volume Críticas de Inácio Araújo (pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo). Entre os anos 1970 e 1980, foi montador, roteirista e assistente de direção e montagem em diversas produções. Escreveu, montou e dirigiu “Aula de Sanfona”, episódio do filme “As Safadas” (1982). Há 15 anos ministra o curso “Cinema – História e Linguagem”.

Voltar