Novidades

Cinema da América do Sul – Sessões Especiais
13 de dezembro de 2017

A mostra Cinema da América do Sul segue em exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras e apresenta uma série de sessões especiais até o dia 20 de dezembro. Toda a programação tem entrada franca.

No sábado, 16 de dezembro, às 19h, acontece a sessão única de A Telenovela Errante, filmado em 1990 pelo mestre surrealista chileno Raúl Ruiz e finalizado apenas em 2017, após a sua morte, por sua companheira de vida e trabalho Valeria Sarmiento. Inacabada em seu tempo, essa obra extremamente inventiva e autocrítica marcava o retorno do diretor ao seu país após os anos de exílio na Europa.

No domingo, 17 de dezembro, o montador Bruno Carboni, do curta-metragem colombiano Damiana, de Andrés Ramírez Pulido, e o diretor paraguaio Pablo Lamar, do longa-metragem A Última Terra, conversam com o público após a exibição de seus filmes. A sessão começa às 19h.

Na quarta-feira, 20 de dezembro, às 20h, acontece a sessão de encerramento da mostra com Arábia, filme de Affonso Uchôa e João Dumans, grande vencedor do Festival de Brasília deste ano. Após a exibição, o diretor Affonso Uchôa conversa com o público.

A mostra Cinema da América do Sul faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

FILMES

A TELENOVELA ERRANTE

(La Telenovela Errante)

Ficção

Cor/DCP – 80’

Chile – 2017

Direção: Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento

A realidade chilena não existe; é, na verdade, um conjunto de telenovelas que funcionam como um filtro revelador. Os problemas políticos e econômicos estão imersos em uma mistura ficcional, divida em episódios noturnos. Filmado por Raúl Ruiz no Chile em 1990, o longa foi finalizado com a direção de Valeria Sarmiento neste ano.

DAMIANA

Ficção

Cor/DCP / 15′

Colômbia / Brasil – 2017

Roteiro, Direção: Andrés Ramírez Pulido

Nas profundezas da selva, um grupo de meninas adolescentes é mantido sob vigilância. Apesar do abandono e da hostilidade, Damiana espera conseguir entrar em contato com seu pai.

A ÚLTIMA TERRA

Ficção

Cor/ DCP/ 77’

Paraguai/Holanda/Chile/Catar – 2015

Direção: Pablo Lamar

Em uma colina isolada, um casal de idosos vivem em solidão. Ela está morrendo e ele a acompanha em sua passagem. Sua morte transforma os dias seguintes.

ARÁBIA

Ficção

Cor/DCP/ 96’

Brasil – 2017

Roteiro, direção: Affonso Uchoa e João Dumans

André é um jovem morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Um dia, ele encontra o misterioso caderno de um dos operários dessa firma.

GRADE DE HORÁRIOS

13 a 20 de dezembro de 2017

13 de dezembro (quarta)

15h30 – Colo

18h – A Bela da Tarde

20h – Rei

14 de dezembro (quinta)

17h – A Bela da Tarde

19h – Viejo Calavera

20h30 – A Ideia de um Lago

15 de dezembro (sexta)

14h30 – O Mínimo Gesto

17h – A Bela da Tarde

19h – As Lindas

20h30 – Projeto Raros (O Uivo, de Tinto Brass)

16 de dezembro (sábado)

15h – António Um Dois Três

17h – A Bela da Tarde

19h – A Telenovela Errante

20h30 – Pré-estreia Jovem Mulher

17 de dezembro (domingo)

15h – Videofilia (e Outras Síndromes Virais)

17h – A Bela da Tarde

19h – Damiana + A Última Terra + debate

19 de dezembro (terça)

15h – Rei

17h – A Bela da Tarde

19h – Baronesa

20h30 – A Ideia de um Lago

20 de dezembro (quarta)

15h – A Última Terra

17h – A Bela da Tarde

20h – Arábia + debate

Voltar