Novidades

A Vertigem do Cinema Moderno
2 de abril de 2019

De 17 a 28 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra A Vertigem do Cinema Moderno com filmes de diferentes períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diálogos com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock.

A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais quinze longas-metragens, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.

A sessão de abertura, no dia 17 de abril, às 20h, apresenta o curta Vertigo Rush, do artista austríaco Johann Lurf e A Névoa Verde, dos canadenses Guy Maddin, Galen Johnson, Evan Johnson, que revisita o enredo do clássico de Hitchcock através de uma colagem de imagens encontradas e reaproveitadas de filmes antigos e programas de televisão rodados em San Francisco. A sessão será comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado.

A inspiração da mostra é a pesquisa Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno, de Luiz Carlos Oliveira Jr, que investiga a recorrência do filme em toda a história moderna do cinema. O pesquisador participa de um debate após a exibição da obra de Hitchcock no dia 20 de abril, às 18h.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro ‘A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo’ (Papirus, 2013). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Interlúdio, Paisà e Foco e para o Guia Folha – Livros, Discos e Filmes. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, CineSESC, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas. Foi editor da revista eletrônica Contracampo. Foi curador das mostras Vincente Minelli – Cinema de Música e Drama e Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes.

Na sessão de encerramento, 28 de abril, às 18h30, integrantes do grupo de estudos Aurora debatem os diálogos contemporâneos com a obra de Hitchcock após a sessão de Você e os Seus, filme realizado pelo sul-coreano Hong Sang-soo, inédito em Porto Alegre.

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

 

FILMES

 

Um Corpo que Cai

(Vertigo)

Estados Unidos, 1958, 120 minutos, HD

Direção: Alfred Hitchcock

O detetive aposentado ‘Scottie’ sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra um antigo conhecido que para ele seguir sua esposa, Madeleine.

 

O Retrato Inacabado

(Le portrait Inachevé)

França, 1910, 18 minutos, digital

Direção: Léonce Perret

A morte da esposa deixa um marquês desesperado. Anos depois, ele encontra Madeleine, uma mulher idêntica à morta.

 

Férias de Amor

(Picnic)

Estados Unidos, 1955, 115 minutos, HD

Direção: Joshua Logan

Um viajante errante chega em uma pequena cidade do Kansas, para visitar e tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade. Lá ele se apaixona pela linda namorada do amigo interpretada por Kim Novak.

 

Mas Allá del Olvido

Argentina, 1956, 92 minutos, digital

Direção: Hugo del Carril

Após a morte de sua esposa, um homem encontra uma mulher idêntica e torna-se obcecado pelo o amor perdido. Adaptação do romance “Bruges, a morta” de Georges Rodenbach, que inspirou o roteiro de Um Corpo que Cai.

 

Sortilégio de Amor

(Bell Book and Candle)

Estados Unidos, 1958, 106 minutos, HD

Direção: Richard Quine

A feiticeira mais sedutora de Greenwich Village conhece seu novo vizinho, noivo de uma antiga amiga de faculdade. Filme protagonizado por Kim Novak e James Stewart, realizado no mesmo ano de Um Corpo que Cai.

 

Blow-Up – Depois Daquele Beijo

(Blow-Up)

Itália/Reino Unido, 1966, 111 minutos, DCP

Direção: Michelangelo Antonioni

Um fotógrafo bon vivant fica obcecado com um aparente assassinato revelado em uma fotografia.

 

A Lenda de Lylah Clare

(The Legend of Lylah Clare)

Estados Unidos, 1968, 130 minutos, digital

Direção: Robert Aldrich

Kim Novak é uma jovem atriz parecida com uma estrela dos anos 1930 que morreu de forma trágica e misteriosa. Ela ganha a chance de interpretá-la numa biografia dirigida pelo próprio marido da mulher morta.

 

Prelúdio para Matar

(Profondo Rosso)

Itália, 1975, 126 minutos, HD

Direção: Dario Argento

Pianista presencia o assassinato de uma paranormal e passa a investigar o crime.

 

Sem Sol

(Sans Soleil)

França, 1983, 100 minutos, HD

Direção: Chris Marker

Acompanhamos num transe quase hipnótico a narração das cartas de um homem que viaja pelo mundo. Meditação sobre o tempo e a memória, do Japão a Guiné-Bissau, da Islândia aos Estados Unidos (a São Francisco de Um Corpo que Cai).

 

Dublê de Corpo

(Body Double)

Estados Unidos, 1984, 114 minutos, HD

Direção: Brian De Palma

Morando no apartamento de um amigo, um fracassado ator de filmes b presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha e passa a persegui-la.

 

Efeitos Especiais

(Special Effects)

Estados Unidos, 1984, 101 minutos, HD

Direção: Larry Cohen

Diretor de cinema mata uma jovem aspirante a atriz, usa o marido dela como o bode expiatório e tenta encontrar uma sósia para desempenhar o papel da falecida.

 

Instinto Selvagem

(Basic Instinct)

Estados Unidos, 1992, 127 minutos, HD

Direção: Paul Verhoeven

A investigação de um assassinato leva o detetive de polícia de San Francisco a uma bela e rica escritora. Seu jeito insinuante e aparentemente fatal deixa o homem obcecado.

 

Blackout – Sentiu a Minha Falta?

(The Blackout)

Estados Unidos, 1997, 98 minutos, HD

Direção: Abel Ferrara

Astro de Hollywood se envolve com drogas e arruína a carreira depois de ficar obcecado por uma mulher. Um ano depois, tenta refazer sua vida e procura novamente seu paradeiro.

 

A Estrada Perdida

(Lost Highway)

Estados Unidos, 1997, 135 minutos, HD

Direção: David Lynch

Um saxofonista é acusado de assassinar sua esposa. No corredor da morte, algo misterioso acontece.

 

A Prisioneira

(La Captive)

França, 2000, 118 minutos, digital

Direção: Chantal Akerman

Simon ama Ariane perdidamente. Ele a interroga, a espia, a persegue. Ele a mantém reclusa na prisão dourada de seu luxuoso apartamento parisiense.

 

Vertigo Rush

Áustria, 2007, 19 minutos, HD

Direção: Johann Lurf

Na interação da natureza e da máquina (ótica), o oculto se torna visível.

 

Você e os Seus

(Dangsinjasingwa dangsinui geot)

Coréia do Sul, 2016, 86 minutos, HD

Direção: Hong Sang-soo

 

Um jovem pintor não consegue achar sua namorada de jeito nenhum.

 

A Névoa Verde

(The Green Fog)

Estados Unidos/Canadá, 2018, 62 minutos, DCP

Direção: Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson

 

Em um estúdio de cinema, um homem algemado é mantido sob a mira de um revólver enquanto observa as imagens na tela. Um mapa pode ser visto com um dedo apontando para São Francisco. Repórteres ficam em frente a um prédio, prontos para transmitir as notícias; o público espera com medo. A ponte Golden Gate aparece, banhada por uma luz verde; começa uma tempestade, as ruas íngremes da cidade estão desertas. A estrutura deste filme é uma homenagem a Um Corpo que Cai, de Hitchcock: um conjunto vertiginoso de imagens constrói uma fantasia cinematográfica que atrai o espectador.

 

GRADE DE HORÁRIOS

17 de abril (quarta-feira)

18h – Um Corpo que Cai

20h – Vertigo Rush + A Névoa Verde e debate com Milton do Prado

 

18 de abril (quinta-feira)

18h – Férias de Amor

20h – A Lenda de Lylah Clare

 

19 de abril (sexta-feira)

18h – Sortilégio de Amor

20h – Dublê de Corpo

 

20 de abril (sábado)

16h – Férias de Amor

18h – Um Corpo que Cai + debate com Luiz Carlos Oliveira Jr.

 

21 de abril (domingo)

16h – Sortilégio de Amor

18h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo

20h – Prelúdio Para Matar

 

23 de abril (terça-feira)

18h – Um Corpo que Cai

20h – Efeitos Especiais

 

24 de abril (quarta-feira)

18h – Dublê de Corpo

20h – Sem Sol

 

25 de abril (quinta-feira)

17h – Efeitos Especiais

21h – Instinto Selvagem

 

26 de abril (sexta-feira)

17h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo

21h – Projeto Raros Especial (O Retrato Inacabado + Além do Esquecimento)

 

27 de abril (sábado)

16h – Blackout – Sentiu a Minha Falta?

18h – A Prisioneira

 

28 de abril (domingo)

16h – A Estrada Perdida

18h30 – Você e os Seus + debate

Voltar