Novidades

Sessão Vagalume
27 de junho de 2019

Sediado na Cinemateca Capitólio Petrobras, o Programa de Alfabetização Audiovisual inaugura no próximo dia 6 de julho o projeto Sessão Vagalume, destinado ao público infanto-juvenil. Ao reconhecer a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a primeira infância e garantir a fruiçãode filmes na sala escura como uma experiência singular, a Sessão Vagalume é uma extensão das atividades do Programa de Alfabetização Audiovisual, até agora voltadas prioritariamente ao universo escolar, ao mesmo tempo em que amplia a programação da Cinemateca Capitólio Petrobras para um novo público. É na Sessão Vagalume que a programação regular e o projeto educativo da Cinemateca Capitólio Petrobras se encontram.

Sessão Vagalume retoma as experiências de exibição de filmes para o público infantil e juvenil do Cine Criança, um dos pilares da programação daCoordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC na Sala P. F. Gastal, atualizando seu formato para a Cinemateca Capitólio Petrobras. Desta forma, o oferecimento sistemático de sessões infantis dentro da grade regular do espaço busca oferecer a este público uma programação alternativa ao circuito hegemônico dos cinemas de shoppings centers, o enraizamento da Capitólio em seu entorno, e a aproximação deste público, pouco atendido mesmo nas redes de cinema comerciais, à programação da Cinemateca. Vale lembrar que hoje, em Porto Alegre, nenhuma outra sala de cinema alternativa mantém uma programação regular voltada ao público infantil e juvenil. O projeto também prevê a integração com a programação do espaço, explorando títulos da grade de mostras e de filmes em cartaz que possam ser exibidos ao público pretendido, divulgando e difundido as sessões como Sessão Vagalume.

A Sessão Vagalume irá acontecer sempre no primeiro final de semana do mês. O primeiro ciclo inicia a partir de julho de 2019, às 14h, com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00, nas seguintes datas: 6 e 7 de julho; 3 e 4 de agosto; 7 e 8 de setembro; 5 e 6 de outubro; 2 e 3 de novembro; e 7 e 8 de dezembro. A programação das sessões será feita por Marcus Mello, e acompanhamento de Maria Angélica dos Santos e equipe do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Na estreia, a equipe do Programa de Alfabetização Audiovisual preparou um programa que costuma fazer o maior sucesso entre os pequenos espectadores que frequentam as sessões do Festival Escolar de Cinema (outro dos projetos desenvolvidos pelo PAA, dirigido aos alunos de rede pública de ensino) já há 11 anos, uma seleção de curtas metragens de diferentes épocas e países, além de trechos com sequências de ação de filmes clássicos, aos quais o público do circuito normal de exibição não costuma ter acesso.

 

PROGRAMA DE CURTAS

6 e 7 de julho (14h)

Duração: 95 minutos

 

Uma Semana (One Week), de Edward F. Cline e Buster Keaton (Estados Unidos, 3 minutos, 1920)

Casal recém-casado constrói uma casa pré-fabricada e, ao receber seus convidados, descobre que o resultado não é exatamente o esperado.

 

O Circo (The Circus), de Charles Chaplin (Estados Unidos, 1928, 10 minutos)

Acusado injustamente de roubar uma carteira, o vagabundo Carlitos empreende uma fuga hilariante em um circo. Sequência de 10 minutos de uma das obras-primas do genial Charles Chaplin, gênio da comédia, cujo personagem Carlitos encanta crianças e adultos.

 

A Dança dos Esqueletos, de Walt Disney (EUA, 1929, animação, 6 minutos)

À noite, em um cemitério, simpáticos esqueletos fazem a festa. Um dos filmes de animação mais importantes da história do cinema, realizado ainda em preto e branco.

Flores e Árvores, de Burt Gillett (EUA, 1932, animação, 8 minutos)

Primeiro filme colorido da história do cinema, este curta-metragem faz parte da série “Sinfonias Ingênuas”, da Disney, em que os movimentos das animações correspondiam aos movimentos musicais.

 

A Banda de um Homem Só (One Man Band), de Mark Andrews e Andrew Jimenez (Estados Unidos, 2005, 4 minutos)

Em um pequeno vilarejo, garotinha interage com um grupo de músicos.

 

Lipe, Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus (RS, 2016, animação, 9 minutos)

Premiada animação criada em colaboração com um grupo de crianças de uma escola da rede municipal de Porto Alegre, sobre a fantástica viagem empreendida pelo menino Lipe e seu avô a bordo da barriga de um monstro.

A História de Nessie (The Ballad of Nessie), de Kevin Deters e Stevie Wermers (Estados Unidos, 2011, 6 minutos)

Divertida animação sobre as origens do lendário monstro do Lago Ness, que viveria em um grande lago na Escócia. O diretor usa essa conhecida história para abordar de forma bem humorada questões sobre ecologia e amadurecimento.

Vento, de Betânia Furtado (RS, 2016, animação, 14 minutos)

Garoto que vive em uma praia isolada quer aprender a ler para decifrar mensagem que encontra em uma garrafa. Bela e poética animação sobre a curiosidade e a ânsia de conhecimento.

Lou, de Dave Mullins (EUA, 2017, animação, 7 minutos)

No pátio da escola um garoto antissocial vai aprender a importância de dividir os brinquedos e se relacionar com os outros coleguinhas

Dona Cristina Perdeu a Memória, de Ana Luiza Azevedo (Brasil, 2002, 13 minutos)

Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Bao, de Domee Shi (EUA, 2018, animação, 8 minutos)

Uma mãe solitária é surpreendida pela companhia inesperada de um bolinho chinês que ganha vida. Vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2019.

Festa-Sauro Rex, de Mark Walsh e Dylan Brown (EUA, 2012, animação, 7 minutos)

Um dinossauro tímido e atrapalhado resolve dar uma festa na banheira , mas as coisas saem de controle. Divertidíssimo curta de animação, que usa personagens da série Toy Story.

Voltar