Novidades

Cinemateca Capitólio passa a oferecer serviço gratuito de empréstimo de filmes
23 de maio de 2023

         A partir deste mês de abril, a Cinemateca Capitólio começou a oferecer um novo serviço para a comunidade: a disponibilização de filmes em DVD de seu acervo para empréstimo gratuito. A ideia surgiu após o recebimento da coleção da psicóloga Nilza Silva, grande cinéfila e colecionadora de filmes, uma frequentadora assídua das salas do circuito alternativo de Porto Alegre, pouco antes de seu falecimento, ocorrido em abril de 2022. Entre as centenas de títulos da coleção, estão incluídas obras referenciais do cinema italiano, alemão, francês, sueco, espanhol, polonês, iraniano, português, japonês, chinês, inglês, norte-americano, brasileiro e latino-americano, assinadas por mestres como Jean-Luc Godard, Roberto Rossellini, Federico Fellini, Carlos Saura, Pedro Almodóvar, Manoel de Oliveira, Abbas Kiarostami, Roman Polanski, Jean Renoir, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Agnès Varda, Alfred Hitchcock, Luchino Visconti, François Truffaut, Stanley Kubrick, Akira Kurosawa, Wong Kar-Wai, Wim Wenders, Woody Allen, Luís Buñuel e tantos outros. Como a instituição costuma receber eventualmente outras doações do tipo, a equipe do Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio decidiu que seria uma ação importante oferecer parte desses títulos para empréstimo. O fechamento das locadoras, que desapareceram das cidades, bem como a reduzida oferta de títulos clássicos e de cinema de autor nas principais plataformas de streaming, também foram razões determinantes para a decisão da instituição, que passa a servir de alternativa aos amantes da mídia física que ainda possuem aparelhos reprodutores na sua casa.

A solicitação de empréstimo dos filmes pode ser feita através do e-mail: cdmcapitolio@gmail.com

A retirada dos filmes se dará mediante cadastramento prévio na Biblioteca da Cinemateca, localizada no 3º andar do prédio, de terça a sexta-feira, entre 14h e 17h30.

No local, os interessados têm acesso à lista dos filmes disponíveis, que também pode ser consultada através do Banco de Dados a seguir:  http://capitolio.org.br/portal  Importante: para gerar a lista no Banco de Dados é só colocar a palavra empréstimo no campo de pesquisa no Acervo de Filmes em Multimeios.

Mais informações pelo e-mail: cdmcapitolio@gmail.com ou pelos telefones 3289-7463/7464.

Voltar