Novidades

Nova York Underground
9 de agosto de 2023

NOVA YORK UNDERGROUND NA CINEMATECA CAPITÓLIO

 

 

De 18 a 27 de agosto, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Nova York Underground, com obras que refletem o barulho e a sujeira da metrópole dos Estados Unidos entre os anos 1970 e 1980, como O Estrangeiro, de Amos Poe, Parceiros da Noite, de William Friedkin, e Street Trash: O Lixo das Ruas, de James Muro. Com curadoria de Flavio Barboza, Cristian Verardi e da Cinemateca Capitólio, a mostra tem entrada franca.

A mostra tem apoio da distribuidora Obras-Primas do Cinema e Troma Entertainment.

 

FILMES

 

O Estrangeiro

(The Foreigner)

EUA, 1978, 77 minutos, digital

Direção: Amos Poe

Elenco Principal: Eric Mitchell, Annya Phillips, Patti Astor e Debbie Harry.

Classificação indicativa 14 anos

O cineasta underground Amos Poe (“Blank Generation”) escreveu e dirigiu esse thriller com sabor punk sobre um agente terrorista cuja missão em Nova York o expõe a perigos constantes e a uma série bizarra de amigos e inimigos.

 

Parceiros da Noite

(Cruising)

EUA, 1980, 100 minutos, HD

Elenco: Elenco: Al Pacino, Karen Allen, Paul Sorvino

Direção: William Friedkin

Classiificação indicativa: 18 anos

Um violento filme em que um policial de Nova York à paisana se infiltra na comunidade gay para investigar uma série de assassinatos brutais. À medida que se envolve no mundo sadomasoquista, o inocente detetive começa a perder a perspectiva e sanidade. Obra-prima de William Friedkin.

 

Liquid Sky

EUA, 1983, 112 minutos, HD

Elenco: Anne Carliste, Paula Sheppard,

Direção: Slava Tsukerman

Classificação indicativa: 16 anos

Rodado em Nova York, segue a trilha de uma minúscula criatura alienígena em uma nave espacial do tamanho de um prato, que aterrissa em um apartamento de cobertura. O ser, que mata e consome os parceiros sexuais de uma modelo, sobrevive de uma substância produzida no cérebro humano na hora do orgasmo.

 

Estranhos no Paraíso

(Stranger than Paradise)

EUA, 1984, 89 minutos, digital

Direção: Jim Jarmusch

Elenco: John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson

Classificação indicativa 14 anos

Uma fatia poética de uma Americana fora do comum, o filme pioneiro de Jim Jarmusch é um road movie independente com uma diferença. Desde os arredores degradados do Lower East Side até as extensas praias da Flórida, ele captura os pequenos e curiosos detalhes da vida na estrada em seu próprio ritmo cintilante.

 

História de um Viciado  

(Story of a Junkie)

EUA, 1987, 95 minutos, digital

Produção e distribuição: Troma Entertainment

Dirigido por Lech Kowalski

Estrelado por John Spaceley

Classificação indicativa 18 anos

Tendo crescido na Califórnia, John Spacely tinha tudo a seu favor… ou será que tinha? Ele chegou à Big Apple como um jovem na esperança de fazer fortuna e encontrar sua identidade. O que ele encontrou foi o mundo sombrio e desesperado das drogas

John é seu guia turístico pelas ruas cheias de terror do East Village de Nova York.

Lloyd Kaufman declarou que este filme é um dos clássicos da Troma que poucos conhecem, mas merece ser visto.

 

O Lixo das Ruas

(Street Trash)

EUA, 1987, 102 minutos, digital

Direção: J. Michael Muro

Elenco Principal: Mike Lackey, Bill Chepil.

Distribuição Brasil: Obras Primas do Cinema

Classificação indicativa 18 anos

O dono de uma loja encontra uma caixa no fundo de seu depósito cheia de garrafas de uma estranha bebida chamada Viper. Ele decide vendê-las para os mendigos por um dólar, sem saber o que as garrafas realmente contêm: uma bebida tóxica, que derrete em poucos segundos quem a bebe. Engraçado, nojento, constrangedor e assustador, Street Trash é o cultuado filme de terror-comédia que conquistou o coração dos fãs do cinema com seu humor ácido e personagens explodindo em gosmas multicoloridas.

 

O Sequestro do Metrô

(The Taking of Pelham One Two Three)

EUA, 1974, 104 minutos, digital

Gênero: Ação policial

Direção: Joseph Sargent

Elenco: Walter Matthau, Robert Shaw, Martim Balsam, Jerry Stiller.

Classificação indicativa: 16 anos

Quatro homens armados sequestram um vagão do metrô de Nova York e exigem um resgate para os passageiros. A polícia da cidade se depara com um dilema: mesmo que o resgate seja pago, como eles poderiam fugir? Os criminosos estão cercados por dezenas de policiais em um túnel sem saída. Como esconder um trem no metrô? Baseado no livro homônimo escrito por John Godey. Se você quiser experimentar como era andar de metrô na Nova Iorque nos anos 70, assista a este filme.

 

NY UNDERGROUND

Por Flávio Barboza.

Nova Iorque, final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Lower East Side. Bairro de Manhattan que concentrava a cena punk underground da cidade. Ali, música no CBGB, cinema e artes visuais fervendo. A mostra NOVA IORQUE UNDERGROUND reúne filmes do movimento NO WAVE e obras que refletem a cidade na época. Assistir a estes filmes é como ser transportado para Manhattan na época, suja, imunda, decadente, barulhenta.

Surgidos das cinzas de uma Manhattan falida e destituída dos anos 1970 e reagindo à estética modernista do cinema de vanguarda dos anos 1960, os cineastas da No Wave, Amos Poe e Jim Jarmusch, descartaram as regras e adotaram sua própria marca de cinema de vanguarda. Inspirados n na New Wave francesa, muitos dos filmes combinavam elementos de documentário e estrutura narrativa solta com imagens nítidas e até mesmo conflitantes. Assim como a música No Wave do período do qual o movimento recebeu seu rótulo, esses cineastas se libertaram das restrições do treinamento formal e saquearam a cena artística nascente do East Village em busca de co-conspiradores como Lydia Lunch, Jean-Michel Basquiat, Debbie Harry, Steve Buscemi e muitos outros. Com estilos extremamente variados, eles compartilhavam a mentalidade comum de ser rápido e barato, catalisada pela colaboração. Os equipamentos podiam ser implorados, emprestados ou roubados, seus amigos podiam ser seus atores e a cidade podia ser seu cenário.

 

Os filmes No Wave e independentes produzidos no centro de Nova York nas décadas de 1970 e 1980 são uma intrigante forma de arte híbrida que mistura música, moda, performance e arte visual. Feitos com orçamentos minúsculos e uma estética determinada de “faça você mesmo”, esses filmes raramente são exibidos hoje em dia.

Amos Poe foi o primeiro dos cineastas independentes do centro da cidade a chamar a atenção. Em “O Estrangeiro” (The Foreigner -1977), Poe liderou o caminho com narrativas noir e conectando os novos filmes independentes à boêmia do centro da cidade ao escalar músicos, artistas e outras celebridades da vida noturna.  Muitos músicos da No Wave estrelaram seus filmes, e os filmes e a música compartilham semelhanças estilísticas, como temas de violência e morte, e um compromisso com a experimentação.  A expressão “No Wave Films” logo se popularizou.

Jim Jarmusch declarou que Amos Poe foi a sua inspiração para se tornar um cineasta. Seu filme “Estranhos no Paraíso” é considerado um road movie cult que parte dessa Nova Iorque.

Outros filmes independentes da década de 1980 também refletem essa vibe nova iorquina decadente, como a produção da Troma Entertainment, “História de um Viciado”, e o filme trash “O Lixo das Ruas”. Mesmos os grandes estúdios produziram obras com cheiro de Nova Iorque. “O Sequestro do Metrô” leva a audiência a um passeio de metrô daquela época.

GRADE DE HORÁRIOS

18 de agosto (sexta-feira)
17h – O Sequestro do Metrô
19h30 – O Estrangeiro

19 de agosto (sábado)
17h – Estranhos no Paraíso
19h – Parceiros da Noite

20 de agosto (domingo)
17h – O Sequestro do Metrô
19h – O Lixo das Ruas

22 de agosto (terça-feira)
17h – O Lixo das Ruas
19h – História de um Viciado

23 de agosto (quarta-feira)
17h – O Estrangeiro
19h30 – Retratos Fantasmas

24 de agosto (quinta-feira)
17h – História de um Viciado

26 de agosto (sábado)
19h – Parceiros da Noite

27 de agosto (domingo)
19h – Liquid Sky

 

Voltar