Novidades

Programação de Agosto
26 de julho de 2017

 

Mês de estreias importantes e de grandes homenagens, agosto chega na Cinemateca Capitólio Petrobras com uma programação repleta de belas sessões. Brasil, Finlândia e Itália estão representados com filmes em cartaz: Rifle, de Davi Pretto, revelação do cinema brasileiro, O Dia Mais Feliz da Vida de Olli Maki, de Juho Kuosmanen, e Os Campos Voltarão, do mestre Ermanno Olmi. O Projeto Raros segue a sua tradição e apresenta uma pérola obscura de Jean Rollin, dedicada especialmente aos casais que gostam de namorar no cemitério. O Cineclube Academia das Musas exibe – e debate! – pela primeira vez na cidade A Vingança de uma Mulher, obra-prima da portuguesa Rita Azevedo Gomes. Moacyr Scliar ganha nova celebração com a exibição de Sonhos Tropicais, de André Sturm. E o eterno George A. Romero, que nos deixou no último mês, é lembrado com sessões únicas de dois clássicos, A Noite dos Mortos-Vivos e O Despertar dos Mortos, e sessões de um de seus filmes favoritos, Depois do Vendaval, de John Ford. Por fim a grande atração do mês: uma itinerância especialíssima do Anima Mundi, um dos principais festivais de animação do mundo, com seis sessões imperdíveis. Bons filmes!

 

MOSTRA

ANIMA MUNDI 2017

(entrada franca)

10 a 13 de agosto

A Cinemateca Capitólio Petrobras recebe seis sessões do Festival Anima Mundi, um dos mais importantes eventos de animação do mundo, que completa 25 anos em 2017. A Sessão Petrobras: Anima Mundi 25 anos apresenta filmes que marcaram a história e ajudaram a construir a identidade do Festival. Duas retrospectivas do acervo da National Film Board – infantil e acima de 14 anos – trazem o melhor da animação canadense. Para completar, dois programas de curtas de realizadores convidados e uma sessão especial com os premiados desta edição.

 

EM CARTAZ

 

RIFLE (a partir de 3 de agosto)

88 min., 2016, Brasil

Direção: Davi Pretto

Distribuição: Vitrine Filmes

Dione é um jovem misterioso que vive com uma família em uma região rural e remota. A tranquilidade da região é afetada quando um rico fazendeiro tenta comprar a pequena propriedade que Dione e a família vivem. Exibição em DCP.

 

OS CAMPOS VOLTARÃO (a partir de 3 de agosto)

(Torneranno i prati)

80 min., 2014, Itália

Direção: Ermanno Olmi

Distribuição: Filmes da Mostra

Um grupo de soldados enfrenta uma série de dificuldades no front italiano, após os sangrentos combates em Altipiano, nordeste do país, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. A história se passa durante uma noite, na qual os acontecimentos se sucedem sem um padrão definido: as calmas montanhas podem se tornar um lugar onde os homens morrem. Mas todas as histórias contadas pelo filme são reais. Exibição em DCP

 

O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MAKI (a partir de 10 de agosto)

(Hymyilevä mies)

96 minutos., 2016, Finlândia

Direção: Juho Kuosmanen

Distribuição: Zeta Filmes

No verão de 1962, Olli Mäki tem a chance de disputar o título mundial de boxe na categoria peso-pena. Em todos os lugares da Finlândia, das cidades do interior às luzes da cidade de Helsinque, as pessoas torcem para o seu sucesso. A única coisa que Mäki precisa fazer é perder peso e se concentrar. Mas há apenas um problema: Olli está perdidamente apaixonado por Raija. Exibição em DCP

 

SESSÕES ESPECIAIS

CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS

A VINGANÇA DE UMA MULHER

100 min., 2011, Portugal

Direção: Rita Azevedo Gomes

15 de agosto – 20h

Um lugar na Europa, século XIX. Roberto (Fernando Rodrigues) é um “bon vivant”. A sua vida é levada entre o aborrecimento e as tentativas frustradas de fugir dele. Um dia, enquanto procurava os prazeres da carne e julgava que nada o poderia surpreender, conhece uma cortesã (Rita Durão) que lhe revela algo absolutamente inesperado: ela foi, em tempos, a esposa do duque de Sierra Leone. Depois de o seu marido assassinar o grande amor da sua vida, mergulhada em desespero e revolta, jurou a maior e mais cruel vingança de uma mulher: atacando a sua honra, torna-se prostituta. Aquele momento vai mudar Roberto, que reconhece o vazio de toda a sua existência por nunca ter conhecido o verdadeiro amor. Uma adaptação livre de um dos mais famosos contos do francês Barbey d’Aurevilly (1808 – 1889), publicada na obra “Les Diaboliques” em 1874. Após a sessão, debate com integrantes do Cineclube Academia das Musas. Exibição em DCP. O valor do ingresso é R$ 5,00.

 

PROJETO RAROS

A ROSA DE FERRO

(La Rose de Fer)

86 min., 1973, França

Direção: Jean Rollin

25 de agosto/20h

Um jovem casal sai para passear e fazer sexo num cemitério. Quando as trevas se abatem sobre o local, eles percebem que não sabem como sair dali. É quando o medo e os devaneios sobre vida, morte e amor passam a se abater sobre eles. Um dos filmes mais icônicos de Jean Rollin, o mestre francês do cinema onírico. Após a sessão, debate com o crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Exibição em HD com legendas em inglês. Entrada franca.

MOACYR SCLIAR 80 ANOS

26 de agosto/18h

SONHOS TROPICAIS

120 minutos, 2001, Brasil

Direção: André Sturm

A história de uma polaca judia num Rio de Janeiro em crise, assolado pela febre amarela que Oswaldo Cruz sonhava em sanear. Sonhos Tropicais é baseado em duas obras de Moacyr Scliar: o romance homônimo, que trata da descoberta da vacina da febre amarela por Oswaldo Cruz e Ciclo das Águas, sobre o tráfico de escravas judias ocorrido no Brasil no mesmo período. Exibição em DVD. Entrada franca.

 

HOMENAGEM A GEORGE A. ROMERO

 

A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (26 de agosto/20h30)

(The Night of the Living Dead)

97 minutos, 1968, Estados Unidos.

Direção: George A. Romero

Os mortos andam e têm fome de carne humana. Um grupo de sobreviventes está isolado em uma fazenda, enquanto os mortos vivos aproximam-se de suas portas. Exibição em HD.

 

O DESPERTAR DOS MORTOS (27 de agosto/19h30)

(Dawn of the Dead)

126 minutos, 1978, Estados Unidos

Direção: George A. Romero

Distribuição: Versátil

Em plena crise mundial provocada por um ataque de zumbis, um grupo de pessoas refugia-se em um grande shopping center, aproveitando-se das mercadorias das lojas ao mesmo tempo em que tentam permanecer vivos. Exibição em HD.

 

DEPOIS DO VENDAVAL (a partir de 24 de agosto)

(The Quiet Man)

129 min., 1952, Estados Unidos

Direção: John Ford

Distribuição: MPLC

George A. Romero morreu ouvindo a trilha sonora de um de seus filmes favoritos, um dos clássicos absolutos de John Ford. Depois de muitos anos fora, Sean Thornton (John Wayne) retorna dos Estados Unidos para sua pequena cidadezinha na Irlanda. Chegando lá, logo vê Mary Kate Danaher (Maureen O’Hara), uma pobre e linda moça, irmã mais nova de Will, sujeito bruto que não vai com a cara de Sean. Exibição em HD.

 

Débats d’ idées – Aliança Francesa

(17 de agosto. 20h – entrada franca)

TRAVERSÉE CLANDESTINE

48 minutos, 2005, França

Direção: Grégoire Deniau

Documentário sobre africanos que tentam, de alguma forma, atravessar o oceano em barcos improvisados para chegar às Ilhas Canárias, na Espanha. A imagem nas capas dos jornais espanhóis de um africano encharcado e exausto nas areias de uma praia, cercado por turistas nórdicos tentando se bronzear, sem prestar atenção a este homem em agonia, foi o estopim para a realização dessa reportagem especial. Por quê? Como? Meses de investigação e meses de filmagem em companhia de pessoas que tentam há anos chegar à Europa . Dirigido por Grégoire Deniau e Guillaume Martin, o documentário é vencedor do Prêmio Albert Londres 2005. A segunda edição do Débats d’idées é realizada pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

SESSÃO ESPECIAL DO FILME CASTANHA

(24 de agosto – 20h)

Castanha

95 minutos, 2014, Brasil

Direção: Davi Pretto

João Carlos Castanha tem 52 anos e é ator. Também trabalha na noite como transformista em festas. Solitário, doente e confuso, aos poucos ele deixa de discernir realidade e ficção. Exibição em DCP. A sessão será apresentada por integrantes da equipe.

Voltar