Novidades

Exibição especial de Terra em Transe
25 de agosto de 2017

EXIBIÇÃO DE CÓPIA RESTAURADA DE TERRA EM TRANSE MARCA ABERTURA DE MOSTRA COM CLÁSSICOS POLÍTICOS DO CINEMA BRASILEIRO

A Cinemateca Capitólio Petrobras celebra os 50 anos de Terra em Transe com a exibição da cópia restaurada da obra-prima de Glauber Rocha no sábado, 02 de setembro, às 20h. Com entrada franca, a sessão marca a abertura da mostra Cinema Novo – Brasil em Transe, que reúne filmes da geração que transformou o cinema brasileiro, realizados no calor (meados dos anos 1960) e no horror (pós-AI-5) do Golpe de Estado de 1964. Na programação, títulos emblemáticos de realizadores como Paulo César Saraceni, Leon Hirszman, Carlos Diegues, Gustavo Dahl, Joaquim Pedro de Andrade, Nelson Pereira dos Santos, Sergio Bernardes Filho, Julio Calasso, Andrea Tonacci e Luiz Rosemberg Filho. Em breve divulgaremos a programação completa!

A mostra Cinema Novo – Brasil em Transe faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

TERRA EM TRANSE – 02/09 – 20h

1967, 111 minutos, Brasil

Direção: Glauber Rocha

Elenco: Glauce Rocha, Hugo Carvana, Jardel Filho, José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo

O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Mas existem diversos homens que querem este poder e que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, ao perceber as reais intenções de Diaz, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho) muda de lado, abandonando seu antigo protetor. Exibição em DCP.

Voltar