Programação

    A Cinemateca Capitólio mantém uma programação regular de cinema, com sessões de terça a domingo. A compra de ingressos é realizada somente em dinheiro, com meia entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes e municipários. A abertura da bilheteria acontece 30 minutos antes de cada sessão e o fechamento 15 minutos após o início da sessão.  

                                                                          Confira aqui a programação completa da Cinemateca Capitólio.
     

Horários: 10:15h
Sala de Cinema

Head – Os Monkees Estão Soltos

Head (R$ 10,00)
(Head)
Estados Unidos, 1968, 86 minutos
Direção: Bob Rafelson
HD

As aventuras dos Monkees em viagem psicodélica através de uma série de paródias de vários gêneros do cinema, incluindo os faroestes, os musicais e os filmes de guerra. Essas traquinagens estilizadas são intercaladas por várias canções memoráveis e cenas surreais, como a sequência clássica em que os Monkees são sugados por um aspirador gigante e […]

leia +
Horários: 15:00h
Sala de Cinema

CEN 2018: Majur + IMO

Entrada franca
Majur
Direção: Rafael Irineu 2018, 20min
Conheça Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior de Mato Grosso. O documentário mostra um recorte de um ano de sua vida.

IMO
Direção: Bruna Schelb Corrêa 2017, 67min
Três mulheres, em meio a ações cotidianas, são transportadas a um mundo onírico regido por suas memórias. Memória é lugar de voltar, ainda que doa.

leia +
Horários: 17:00h
Sala de Cinema

CEN 2018: Entre Parentes + Estamos Todos Aqui + Galinhas no Porto + Latossolo + Sobrado

Entrada franca
Entre Parentes
Direção: Tiago de Aragão 2018, 27min
Um ano após impeachment presidencial, Brasília recebe a maior mobilização indígena durante a 14ª edição do Acampamento Terra Livre, no final de abril. Enquanto isso, na mesma Esplanada dos Ministérios que abriga barracas de povos indígenas de todo o Brasil, parlamentares articulam uma agenda de retrocessos à causa indígena. Os parentes não deixarão de lutar.

Estamos Todos Aqui
Direção: Chico Santos e Rafael Mellim 2018, 20min
Em meio a gigantes transações comerciais do Porto de Santos, Rosa, que nunca foi Lucas, precisa encontrar um lugar para construir seu barraco.

Galinhas no Porto
Direção: Caioz e Luís Henrique Leal 2018, 20min
B. é um pesquisador. Ele parte em viagem em busca do farol. Encontra a escuridão. Como tocar as histórias não escritas dos que vieram antes de nós?

Latossolo
Direção: Michel Silva dos Santos 2017, 18min
A relação do homem com seu ambiente natural, e a ocupação de uma cidade localizada sobre o latossolo vermelho amarelo.

Sobrado
Direção: Renato Sircilli 2018, 22min
As cicatrizes nos corpos de quatro mulheres marcam um passado difícil de esquecer. Quando algo desconhecido toma a casa delas na véspera de uma grande festa, a segurança delas é colocada à prova. Elas não estão mais sozinhas.

leia +
Horários: 19:00h
Sala de Cinema

CEN 2018: Título Provisório Para Obras de Formação Indeterminada

Entrada franca
Direção: Marcelo Birck 2018, entre 10min e 20min

Trata-se de uma performance realizada em tempo real, utilizando diversos formatos de projeção: animações feitas à mão em super-8, antigas lâminas de lanterna mágica, slides encontrados e sombras em retroprojetor. O som é gerado a partir de um processo similar à montagem do cinema, transposto para outro material: vinis cortados a laser e recolados.

Trata-se de uma equipe de um único integrante, responsável por todas as etapas (concepção, animação, direção, trilha): Marcelo Birck.
Demais integrantes do projeto são os operadores dos diversos aparatos que são utilizados na performance (projetor super-8, slide, lanterna mágica, toca-discos, etc): Hudson Garcia, Wanderson Kassius, Gabriel Fardin, Maíra Coelho.

leia +
Horários: 19:50h
Sala de Cinema

CEN 2018: Ilhas Ressonantes + A Casa

Entrada franca
Ilhas Ressonantes
Direção: Juruna Mallon 2017, 41min
"Ilhas ressonantes" oferece uma olhar íntimo sobre música de Éliane Radigue, pioneira francesa da música minimalista e eletroacústica. O filme explora a singularidade sensorial de seu universo sonoro, onde ensaios e concertos também se transformam em rituais meditativos, gerando através da escuta uma intensa experiência interior.

A Casa
Direção: Camila Leichter 2017, 13min
A realização da imagem, que não consegue escapar da condição da ação, acaba por produzir um olhar de fora para dentro e de dentro para fora, um duplo que articula a temporalidade de um acontecimento, A CASA habitada pela sua ruína.

leia +
Horários: 21:00h
Sala de Cinema

CEN 2018: Azougue Nazaré

Entrada franca
Direção: Tiago Melo 2018, 82min
DCP

Num imenso canavial que parece não ter fim, o vento forma ondas na cana-de-açúcar, como se fosse o mar. Um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos de lança. Os caboclos ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem.

leia +